Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Setembro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tramagal | Tuna Tramagalense evocou memória da antiga Cooperativa Operária (C/VIDEO e FOTOS)

A Tuna Tramagalense promoveu no sábado, dia 21 de setembro, no “Ciclo de Cultura Local”, a evocação da Cooperativa Operária Tramagalense (COT), que se extinguiu há algumas décadas. A sessão, conduzida pelo presidente da associação, Octávio Oliveira, contou com testemunhos históricos de antigos funcionários da COT e com o descerrar de duas placas nos dois edifícios onde funcionou a instituição (1917-1977).

- Publicidade -

A sessão contou com a presença de dezenas de cidadãos e antigos trabalhadores da Cooperativa, eles eles Luís Filipe Dias (vereador da Câmara Municipal de Abrantes), os antigos empregados da COT Maria Armanda Almeida, Florinda Trindade, António Fernandes Neto, Alzira Garcia Mota Pereira, Alberto da Mata, além de Sandra Dias (Presidente da Assembleia de Freguesia de Tramagal), Victor Hugo Cardoso (Presidente da Junta de Freguesia de Tramagal) e Eduardo Graça (Presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), Rosa Barralé, entre outros.

A Cooperativa Operária Tramagalense, de Crédito e Consumo (COT), fundada em 18 de março de 1917, foi uma importante instituição tramagalense, no plano económico e social, durante grande parte do século XX.

- Publicidade -

Evocação da Cooperativa Operária Tramagalense (COT) em 21 de setembro de 2019. Colocação de placa evocativa nas segundas e definitivas instalações. Da esquerda para a direita: Dr. Luís Filipe Dias (Vereador da Câmara Municipal de Abrantes), Maria Armanda Frade de Almeida (antiga Empregada da COT), Florinda Trindade (antiga Empregada da COT), Alberto da Mata (antigo Empregado da COT), Dra. Sandra Dias (Presidente da Assembleia de Freguesia de Tramagal), Victor Hugo Cardoso (Presidente da Junta de Freguesia de Tramagal) e Dr. Eduardo Graça (Presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social). Foto: Tuna Tramagalense

A evocação da Cooperativa Operária Tramagalense, com o testemunho de antigos funcionários e convidados, decorreu no salão da Tuna (edifício do TTL), tendo sido antecedida pela colocação de duas “Placas Culturais”, a primeira das quais no edifício das instalações originais da COT, na Rua da Fundição Velha, e uma outra no Edifício Sede e Espaço Comercial, últimas instalações da COT, junto à atual sede da Junta de Freguesia de Tramagal.

Tramagal l Tuna Tramagalense evoca Cooperativa Operária Tramagalense

Publicado por mediotejo.net em Sábado, 21 de setembro de 2019

A iniciativa decorreu no âmbito do “Ciclo de Cultura Local”, que já deu destaque aos tramagalenses na Grande Guerra e à Caixa de Previdência de Tramagal, tendo os responsáveis da Tuna Tramagalense salientado a importância de “deixar registos para a história, em especial quando ainda estão entre nós alguns dos tramagalenses que participaram nos órgãos sociais, designadamente direções, e/ou que foram empregados da COT”.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome