Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Maio 8, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tramagal | TSU comemorou 99º aniversário com olhos postos no centenário (C/VIDEO)

O Tramagal Sport União, clube fundado a 1 de maio de 1922, assinalou no sábado o seu 99º aniversário com uma cerimónia do hastear da bandeira do clube, no Campo de Jogos Comendador Eduardo Duarte Ferreira, promoveu algumas atividades com os jovens dos escalões de formação, lembrou antigos dirigentes, e falou do presente e do futuro de uma instituição que cumprirá o seu centenário no próximo ano.

- Publicidade -

No momento festivo, mas contido devido à pandemia, marcaram presença dirigentes do TSU, técnicos, atletas e alguns pais, a par dos presidentes da Câmara de Abrantes, Junta de Freguesia de Tramagal e outros eleitos e convidados, tendo o presidente da direção do clube, João Serafim, na presença de muitos jovens atletas, lembrado antigos dirigentes e as eleições deste mês para os corpos sociais, invetivando os sócios e adeptos a unirem-se em prol de um futuro desportivo e socialmente risonho para os jovens de Tramagal, honrando o símbolo da borboleta que ostentam ao peito.

“Hoje, dia 1º de maio de 2021, o nosso TSU comemora 99 anos da sua fundação. Infelizmente, face à situação pandémica que se vive a nível mundial, não nos é possível celebrar com a magnifica família do TSU, da qual sentimos uma enorme falta”.

- Publicidade -

“É com uma sensação de enorme tristeza e saudade que relembramos que pelo segundo ano consecutivo não podemos realizar esta celebração, que tanto orgulha esta comunidade, especialmente no momento em que nos aproximamos da comemoração do Centenário”, começou por referir o presidente do clube, fazendo depois uma leitura do trabalho desenvolvido, da conjetura, e do futuro do TSU.

TSU foi fundado a 1 de maio de 1922. Foto: Jorge Santiago/mediotejo.net

“No momento em que esta direção está praticamente a concluir o seu segundo ano de mandato há que fazer uma breve reflexão. Passaram dois anos que finalizam de uma forma atípica, dois anos em que os membros desta direção e restantes órgãos sociais do TSU honraram as suas responsabilidades e por mais adversidades que tenham surgido, e surgiram tantas, mantiveram-se sempre de cabeça erguida rumo a um futuro sustentável”, afirmou.

João Serafim disse ainda que “o trabalho realizado nestes dois anos está à vista, não há necessidade de enumerar tudo o que foi feito, basta a todos visitar o Comendador”, tendo realçado que, “apesar de todas as vicissitudes, o balanço é positivo. Unimos forças e o nosso clube está em contínuo crescimento” e o “sentimento é de satisfação e de sentido de dever cumprido”.

 

Dirigindo palavras de agradecimento aos atletas do TSU – “sem vocês o clube não existe”, o presidente da direção estendeu ainda o reconhecimento aos encarregados de educação dos atletas, equipas técnicas e equipa médica, sócios, elementos dos corpos sociais, Câmara Municipal de Abrantes, Junta de Freguesia de Tramagal Associação de Futebol de Santarém, e apoios das empresas e particulares, a par do cobrador de cotas, Teófilo Moreira, histórico associado do clube da borboleta, não esquecendo quem partiu.

“Caríssimos, infelizmente, no decorrer deste mandato, perdemos dois diretores, dois excelentes seres humanos, Josué Alves e Cipriano Costa. Relembro que a dedicação e empenho, de ambos, para com este clube foi sempre inestimável, pois respiravam, transpiravam e amavam o nosso Tramagal Sport União”, lembrou, para de seguida apontar ao centenário do clube, que se assinala no próximo dia 1 de maio de 2022.

“Amigos, o TSU está apenas a um ano de comemorar o seu centenário. Um ano que será certamente muito complicado, podendo ser um ano de continuidade ou renascimento, devido a este período difícil que atravessamos e como devem compreender o receio é obvio e natural. Mas fica aqui a certeza: o TSU é dos sócios e de toda a comunidade e são vocês que vão decidir o seu futuro! Um futuro pelo qual o Josué, o Cipri e muitos outros sonharam, deram nome, fizeram história e como uma só alma amaram o seu, o nosso, Tramagal Sport União! VIVA O TSU!”, conclui, perante os aplausos e o tradicional soprar as velas de parabenização à vetusta instituição.

TSU assinalou 99 anos de atividade desportiva contínua. Foto: Jorge Santiago/mediotejo.net

O Tramagal Sport União (TSU) nasceu a 1 de maio de 1922, como resultado da fusão de dois clubes já existentes. Para além das facilidades dadas aos atletas para os treinos e deslocações, da construção do Campo Comendador Eduardo Duarte Ferreira (1951), o TSU viu a MDF apostar de forma clara no clube desportivo e entre as épocas de 1966/67 e 1973/74 onde a equipa de futebol sénior disputou o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, sendo hoje um dos clubes com mais pergaminhos na Associação de Futebol de Santarém.

Atualmente, o TSU disputa o campeonato distrital da 2ª divisão da AF Santarém, e está a caminho de assinalar o seu centenário, data histórica que se irá comemorar a 1 de maio de 2022.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome