Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Setembro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tramagal | Tradicional magusto na SAT com água pé e castanha assada

A Sociedade Artística Tramagalense (SAT) leva a efeito o seu tradicional Magusto este sábado, dia 16 de novembro, na esplanada da SAT, a partir das 16h00. O evento transitou para este fim de semana, depois do mau tempo da passada semana ter impossibilitado a realização do mesmo. Da ementa constam as tradicionais castanhas assadas e a água-pé da um produtor da vila.

- Publicidade -

A centenária coletividade de Tramagal, fundada a 1 de julho de 1901, comemorou o seu 118º aniversário no dia 14 de julho, nas suas instalações, com um almoço convívio seguido de entrega de medalhas aos sócios mais antigos.

Manuel Fernando Oliveira Grácio é o atual presidente da direção, com mandato válido até fevereiro de 2020, tendo a coletividade tramagalense, conhecida como ‘Catedral da Cultura’, uma escola de música, um grupo coral, grupos musicais, e um grupo de teatro amador em atividade, além de um espaço convívio a funcionar diáriamente.

- Publicidade -

A centenária coletividade de Tramagal, fundada a 1 de julho de 1901, comemorou o seu 118º aniversário no dia 14 de julho. Foto: Jorge Santiago/mediotejo.net

No dia da comemoração do 118º aniversário da SAT, o dirigente associativo lembrou que a coletividade é geradora em continuo de novos projetos culturais, tendo destacado ainda a Jovem Orquestra Sinfónica do Tejo (JOST) como a menina dos olhos da SAT.

“São todos estes projetos que nos motivam e são força para continuarmos a trabalhar em prol da SAT”, vincou.

Manuel Grácio, presidente da direção da SAT. Foto: Jorge Santiago/mediotejo.net

Para além de notar a necessidade de melhoramentos no edifício sede, Manuel Grácio lembrou aos associados a importância de manterem as quotas em dia e a aposta num grande evento que marque o 120º aniversário da coletividade, em 2021.

António Neto, 90 anos, foi homenageado na festa de aniversário da SAT. Foto: /Jorge Santiago/mediotejo.net

António Neto, 90 anos, associado e ex-dirigente da SAT, foi homenageado na festa de aniversário da centenária coletividade, tendo destacado o seu amor e carinho pelo percurso e importância social e cultural da SAT em Tramagal.

Em declarações ao mediotejo.net, António Neto lembrou períodos da história da Sociedade Artística Tramagalense e outras agremiações de Tramagal.

Sociedade Artística Tramagalense. Créditos: DR

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome