Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tramagal | Teatro Tramagalense vai reabrir salas de atividades lúdicas (C/FOTOS e VIDEO)

A associação Tuna Tramagalense (TT) vai investir cerca de 48 mil euros para reabrir as diversas salas de atividades lúdicas situadas no 1º piso do Teatro Tramagalense (TTL), através de um projeto submetido à Tagus, Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.

- Publicidade -

“O objetivo imediato da TT é a reabilitação, recuperação e valorização da componente social e recreativa, desenvolvida pelo TTL, e que se encontrava encerrada há cerca de 25 anos”, disse ao mediotejo.net o presidente da Tuna Tramagalense, Octávio Oliveira, tendo para o efeito concorrido e merecido um apoio da Tagus na ordem dos 50%, um apoio DLBC  Rural do programa Renovação das Aldeias, para projeto de Reabilitação e Valorização da Valência Recreativa e Cultural da Tuna Tramagalense.

Sala de bilhar do TTL. Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

Pretende-se que esta área, para além de constituir o “coração” da nova associação, permita manter, promover e intensificar o encontro e o convívio de residentes na freguesia e de pessoas ligadas à freguesia de Tramagal, em função dos laços familiares e afetivos, disse ainda Octávio Oliveira, dando conta que a biblioteca, a sala de bilhar e os demais espaços lúdicos situados nos pisos superiores do edifício, possam funcionar, mesmo que não todos os dias, entre a sexta-feira e o domingo.

“O que pretendemos com este projeto”, que ronda os 48 mil euros, “é que o espaço volte a ter uma atividade e volte a ser um sítio onde as pessoas se encontrem”, frisou o dirigente associativo.

Espaço de biblioteca no TTL. Foto: mediotejo.net

Nesta perspetiva, as funcionalidades a desenvolver nesta área terão uma elevada importância, relevantes para o dinamismo social da freguesia e de grande importância na promoção da capitalização do valor histórico, económico e social, em que se inclui a elaboração e edição de suportes documentais, que o promovam e divulguem.

O projeto prevê, para além de uma significa componente de musealização da própria instituição, a interação com entidades locais e concelhias, em diferentes domínios, em promoções conjuntas da cultura e património local.

Octávio Oliveira apresentou o projeto de reabilitação em recente visita da Tagus. Foto: mediotejo.net

A Associação Tuna Tramagalense foi constituída em abril de 2017 para dar sequência à atividade do Teatro Tramagalense, Lda., criado em 12 de junho de 1942, que em 23/03/1996 evoluiu para Teatro Tramagalense, SA. (TTL), e que havia dado continuidade à primitiva Tuna Tramagalense (TT), fundada em 1915.

Associados presentes na Assembleia-Geral constitutiva da Tuna Tramagalense em abril de 2017. Foto: DR

Os objetivos dos atuais Órgãos Sociais são concretizar os procedimentos que assegurem dar continuidade à atividade prosseguida pelo Teatro Tramagalense e reabrir a atividade recreativa encerrada há cerca de 25 anos.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome