- Publicidade -

Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
- Publicidade -

Tramagal | Rute Leonardo, a nadadora do Náutico que coleciona recordes

A nadadora tramagalense Rute Leonardo, em representação do Clube Náutico de Abrantes, conseguiu um novo recorde pessoal nos 200 metros bruços na piscina de Rio Maior, no Campeonato Inter Regional Especialista, tendo conseguido no dia 15, com o tempo registado (2’ 45’’e 19’’’) a admissão aos campeonatos nacionais, que se vão disputar de 1 a 4 de agosto no Funchal (Madeira). A atleta já havia conseguido os tempos de acesso aos nacionais nas provas de 50 e de 100 metros bruços e é, para já, a representante de Abrantes na elite nacional da natação.

- Publicidade -

Aos 20 anos, a nadadora de Tramagal, campeã absoluta em Rio Maior na categoria senior e especialista nos 50, 100 e 200 metros bruços, conseguiu o seu melhor tempo de sempre nos 200 bruços e promete quebrar os recordes da especialidade nos campeonatos nacionais.

“O meu anterior máximo era de 2.45.76, tendo feito neste último fim de semana 2.45.19”, disse ao mediotejo.net a jovem nadadora, confiante em melhorar os seus melhores tempos na Madeira. O recorde distrital absoluto nos 100 metros bruços é 1.14.63, e pertence a Madalena Silva (que representou o Náutico e alcançou o recorde como atleta júnior e hoje representa o Braga) e Rute Leonardo fez o tempo de 1.14.86, em Coimbra, ou seja, a 23 centésimos do melhor tempo de sempre a nível distrital, sendo recordista a nível distrital na categoria senior.

- Publicidade -

A nadadora tramagalense Rute Leonardo, em representação do Clube Náutico de Abrantes, conseguiu um novo recorde pessoal nos 200 metros bruços na piscina de Rio Maior. Foto: DR

“Esta foi a segunda melhor marca distrital, nos 200 metros, e sou ainda detentora dos segundos melhores tempos a nível distrital tanto nos 50 como nos 100 metros bruços”, disse a atleta, treinada por Nuno Valente.

“Dedico este recordo pessoal aos meus pais porque sem eles não teria consigo alcançar muitas das coisas que alcancei. A nível da natação vou continuar a treinar como sempre pois tenho os Campeonatos Distritais e Nacionais aí à porta e vou tentar fazer ainda melhor tempo à minha especialidade que é bruços”, afirmou.

Aos 20 anos, a nadadora de Tramagal, campeã absoluta em Rio Maior na categoria senior e especialista nos 50, 100 e 200 metros bruços, conseguiu o seu melhor tempo de sempre nos 200 bruços. Foto: DR

Ao fim de nove anos em competição, Rute Leonardo refere que as melhores recordações que tem em termos de resultados “são muito recentes”, tendo destacado o 2º lugar nos 100m bruços no Meeting International do Porto, em representação da seleção da minha associação (AND Santarém) – “foi algo extraordinário”.

“E na prova anterior ao Porto, no Meeting International de Coimbra, ter conseguido também o 2º lugar, também nos 100 bruços, e ter feito recorde pessoal a centésimas do recorde Distrital”, destacou a nadadora.

“Dedico este recordo pessoal aos meus pais porque sem eles não teria consigo alcançar muitas das coisas que alcancei” – Rute Leonardo. Foto: DR

Em declarações ao mediotejo.net, Adérito Garcia, diretor da secção de natação do Clube Náutico de Abrantes, disse que o recorde pessoal de Rute Leonardo e o apuramento para os nacionais dos 50, 100 e 200 metros bruços “é o consumar de todo o trabalho desenvolvido pela Rute e que tem dado estes resultados”.

Com 35 nadadores, com idades compreendidas entre os 8 e os 20 anos, o Náutico de Abrantes tem em Rute Leonardo a sua primeira atleta apurada para os nacionais deste ano, embora o seccionista tenha afirmado a “expectativa” de que mais atletas se possam apurar para as finais nacionais de agosto, a exemplo do que tem sucedido em anos anteriores pelo clube abrantino.

Náutico de Abrantes. Foto: facebook Náutico/Lfnunes

Questionado sobre a possibilidade de Rute Leonardo bater recordes nacionais, Adérito Garcia disse que, a suceder, “seria algo extraordinário”, optando por “não querer colocar a fasquia demasiado alta. “Só o participar nos nacionais e na elite da natação é um motivo de orgulho para o Náutico”, notou o dirigente desportivo, para quem a presença regular nas finais nacionais ”é resultado do trabalho que o Náutico desenvolve ao longo dos anos”.

Na piscina olímpica de Rio Maior, no Torneio Inter-regional Especialista organizado pela Associação de Natação do Distrito de Santarém, o Náutico de Abrantes fez-se representar pelos atletas Daniel Bispo, Eleonor Alves, Beatriz Conceição, Leonor Cruz, Inês Duarte, Inês Fernandes, Inês Garcia, Joana Januário, Rute Leonardo, Margarida Medroa, André Pita e Vitor Sokolovskyy, sob os comandos do técnico Nuno Valente.

No que se refere ao desempenho, a equipa apresentou resultados bastante positivos, destacando-se a obtenção de 24 novos recordes pessoais, em 34 provas nadadas / válidas, com especial relevo para os atletas mais jovens, cujos novos recordes pessoais obtidos representam evoluções bem vincadas. No global, a equipa alcançou o 5º lugar no ranking de progressão por equipas.

No plano individual, destaque para a obtenção de tempos mínimos para o Campeonato Nacional de Infantis, desta vez pela atleta Beatriz Conceição, com a brilhante marca de 1:25,82 na prova de 100m mariposa.

Destaque ainda para os atletas medalhados: Rute Leonardo – 1º lugar Bruços – Campeã Inter-Regional, categoria sénior; Vitor Sokolovskyy – 3º lugar Costas, categoria infantil; Inês Fernandes – 2º lugar Livres, categoria infantil, e Eleonor Alves – 2º lugar Mariposa, categoria infantil.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome