Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Setembro 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tramagal | Populares encontram ninho de vespa asiática de grandes dimensões

Um ninho de vespa asiática de grandes dimensões foi hoje encontrado por populares na denominada estrada do campo, em Tramagal, estando no alto de um sobreiro, a cerca de 15 metros de altura. A GNR foi chamada ao local, relatou o que avistou à proteção civil municipal de Abrantes, que, por sua vez, confirmou tratar-se de um ninho de vespa asiática (ou velutina).

- Publicidade -

Com este vespeiro hoje encontrado, são já 68 os ninhos de vespa asiática confirmados em todo o território do concelho de Abrantes desde o início do presente ano, tendo 61 deles já sido destruídos, estando sete em lista de espera, entre eles o ninho hoje detetado num local de difícil visibilidade. O vespeiro está no topo de um sobreiro, camuflado entre a folhagem, junto à linha de caminho de ferro e num espaço de terrenos agrícolas.

Estrada do campo, em Tramagal. Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

Vespa asiática ou velutina – Informações úteis:

Em caso de avistamento da vespa velutina observe se existem sinais de ninho em redor.

Se detetar ninhos de vespa asiática, contacte as autoridades competentes e siga à risca as indicações.

A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de Vespa velutina deverá ser comunicada através de um dos seguintes meios:

– contactar a GNR, através da linha SOS Ambiente e Território (808 200 520). Neste caso o observador será informado do procedimento a seguir para a efetiva comunicação da suspeita;

– contactar os serviços municipais de proteção civil ou a junta de freguesia mais próxima do local de deteção/suspeita. O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) só atua após a confirmação da localização do ninho de acordo com o descrito no “Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal”.

– Em caso de presença de ninho suspeito, deverá ser feito o registo no portal Plataforma SOS Vespa (http://www.sosvespa.pt/web).

A destruição dos ninhos deve ser feita por técnicos habilitados para limitar a sua dispersão.

Em caso de picada deve deslocar-se imediatamente à unidade de saúde mais próxima.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome