Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Dezembro 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tramagal | Mitsubishi com inscrições recorde para Hey! Hackaton 2017

As inscrições para o Hey! Hackathon, uma maratona tecnológica de 24 horas dirigida a estudantes do ensino superior e que vai decorrer no final do mês na fábrica de Tramagal, superou todas as expetativas com um número recorde de candidaturas, o que levou a organização a aumentar de 100 para 115 o número de alunos que irão participar no evento, anunciaram a Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) e o CEiiA, organizadoras da iniciativa.

- Publicidade -

A grande adesão por parte das universidades e politécnicos fez com que fosse alargado o número de equipas participantes de 20 para 25, depois do evento ter recebido 34 candidaturas, refere a organização, em nota de imprensa.

“Foi com enorme satisfação que assistimos a este envolvimento por parte dos estabelecimentos de ensino superior, o que prova que as parcerias entre as empresas e as universidades começam a fazer parte do contexto de criação tecnológica em Portugal”, realçou Jorge Rosa, CEO da MTFE, citado na mesma nota.

- Publicidade -

As universidades do Minho, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa e os politécnicos do Porto, Leiria e Tomar são algumas das instituições de ensino superior que se vão ver representadas no evento.

Cada equipa terá até cinco estudantes de licenciatura ou mestrado de cursos como engenharia aeroespacial, mecânica, informática ou eletrónica, mas também de psicologia e design de produto.

Tendo como tema central “Be Connected” – a conectividade no âmbito da transformação digital e da Indústria 4.0 – o Hey! Hackathon, que terá lugar nos dias 28 e 29 de abril, no Tramagal, concelho de Abrantes, na fábrica da MFTE, realiza-se num ambiente de laboratório colaborativo disponibilizado pela Mitsubishi Fuso e tem como objetivo promover o aparecimento de soluções inovadoras para projetos sustentáveis da área da conectividade.

As 25 equipas serão incentivadas a encontrar soluções para desafios em 3 áreas principais. “Connected Product”, como um serviço de mobilidade sustentável, “Connected Process”, como uma ferramenta para a eficiência produtiva, e “Connected People”, como forma de melhorar a comunicação na linha de produção (chão de fábrica).

“As empresas em geral, e a nossa em particular, não se podem fechar sob si próprias e a ligação com as escolas é fundamental para potenciar o crescimento do país. Esta geração, que está hoje nas universidades, será a geração que liderará a 4ª Revolução Industrial, a designada Indústria 4.0. Enquanto empresa, queremos estar na linha da frente e, por isso, contamos com estes jovens”, referiu Jorge Rosa, CEO da MFTE, na mesma nota.

Para José Rui Felizardo, CEO do CEiiA, “a realização deste género de iniciativas são um excelente instrumento de aproximação entre o ensino superior e a indústria, em torno de desafios concretos que obrigam a grandes inovações e contribuem para o crescimento da indústria e são também um espaço de identificação de talentos e de posicionamento do ensino que é realizado no nosso ensino superior”.

Os projetos de cada uma das equipas serão avaliados por um júri, e serão premiados os três melhores.

Recorde-se que esta é já a 2ª edição do Hey! Hackathon em Portugal, sendo que em 2016 as equipas participantes desenvolveram projetos nas áreas da Logística Interna, Qualidade, Produção e Engenharia Industrial.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome