- Publicidade -

Terça-feira, Dezembro 7, 2021
- Publicidade -

Tramagal | Mercado reabre este sábado para venda de frutas e hortícolas (C/AUDIO)

O Mercado semanal em Tramagal vai reabrir este sábado ao público, a partir das 7:00, exclusivamente para venda de produtos de primeira necessidade, como pão, frutas e hortícolas, uma forma de atender às solicitações dos pequenos produtores e também de conferir um pouco de ‘normalidade’ ao dia a dia dos tramagalenses. A abertura será feita com apertada vigilância e com as devidas medidas de contingência com vista a travar a propagação do novo coronavírus.

- Publicidade -

“Fechámos o mercado logo após a declaração do estado de emergência e agora reabrimos este sábado, como outros mercados continuam a funcionar um pouco por todo o país, mas abrimos apenas para venda de produtos hortícolas e frutícolas, não para o mercado de produtos que não sejam de primeira necessidade, como roupas ou calçado”, disse ao mediotejo.net o presidente da Junta de Freguesia de Tramagal, tendo feito notar que as normas e regras de distanciamento social, higienização e etiqueta respiratória são um imperativo que toda a gente deve cumprir naquele espaço.

“Vamos ter os funcionários da junta a acompanhar a situação, vai haver apenas uma porta de entrada e saída, não vai haver aglomerados de pessoas dentro do mercado, e temos sinalizações com barras no chão para que todos cumpram as regras de distanciamento social”, notou Vítor Hugo Cardoso, para quem esta reabertura é importante em termos sociais e económicos.

- Publicidade -

“Vamos ver como corre, mas desde que todos cumpram as regras todos saem a ganhar, até porque são produtos de primeira necessidade que as pessoas precisam de adquirir e, por outro lado, este é um meio de sobrevivência também para pequenos produtores”, deu conta Vítor Hugo, para quem esta reabertura significa também um pequeno passo rumo a uma normalidade na vila e no acesso aos produtos frescos do mercado ao sábado de manhã.

O mercado vai estar a funcionar entre as 07:00 e as 12:00, sensivelmente, e ali será possível comprar alguns produtos e bens essenciais de alimentação, desde leguminosas a frutas da época.

A reabertura segue o exemplo do que sucede nos outros espaços similares do concelho, com o Mercado diário de Abrantes a funcionar todos os dias com produtos que vão do peixe (às 3ªs feiras, 5ªs feiras e sábados), padaria, talho e cafetaria (todos os dias), e hortícolas, frutícolas, pão e bolos (Piso -1 todos os dias e piso -2 aos sábados).

O Mercado Diário do Pego também se encontra aberto ao público, de terça-feira a domingo (encerra à segunda-feira), das 08:00 às 11:30, mas com restrições. Os clientes podem entrar em número de um por vendedor (que são três, dois de hortícolas e um de peixe).

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome