- Publicidade -

Sexta-feira, Janeiro 21, 2022
- Publicidade -

Tramagal | JOST e Lika em concerto de Natal este sábado na SAT

O Concerto de Natal de Tramagal tem lugar este sábado, dia 18 de dezembro, às 17h00, com a Jovem Orquestra Sinfónica do Tejo (JOST) e a artista Lika e Amigos, na Sociedade Artística Tramagalense (SAT). A entrada é gratuita e limitada à lotação do recinto, com lugares marcados, sendo exigido certificado de vacinação covid-19 ou teste negativo válido.

- Publicidade -

O concerto surge “na sequência da Feira de Natal”, entretanto cancelada devido à pandemia de covid-19, disse ao mediotejo.net o presidente da Junta de Freguesia de Tramagal, António José Carvalho. “Estava prevista a atuação da JOST e da Lika. Quando cancelámos foi uma frustração para os músicos e para os artistas. Esse sinal levou-nos a pensar que seria possível realizar essa atividade, dentro das regras de segurança” emanadas pela Direção Geral da Saúde, explicou o autarca.

Com “parecer favorável da autoridade de saúde pública e dentro de um plano de contingência” a Junta de Freguesia decidiu avançar com o concerto como forma “de apoiar a Cultura”, acrescentou.

- Publicidade -

António José Carvalho indicou que a sala “está com a lotação praticamente esgotada” mas o concerto terá transmissão online na página da Freguesia da rede social Facebook. “E será gravado para posterior difusão”, deu conta.

Um espetáculo com cerca de uma hora, sendo a primeira parte da responsabilidade da JOST que tocará músicas alusivas à quadra natalícia e a segunda parte da responsabilidade da artista Lika, “depois a Lika com a JOST e no fecho haverá uma surpresa”, avançou.

Iluminação natalícia em Tramagal. Foto: Décio Dias
- Publicidade -

O espetáculo é uma coprodução da Junta de Freguesia de Tramagal, da Sociedade Artística Tramagalense e da Jovem Orquestra Sinfónica do Tejo, sendo a articulação entre as entidades da responsabilidade da Junta de Freguesia, “tudo para um espetáculo agradável e de referência para natais futuros”, disse.

Com olhos no futuro está a ideia de Tramagal “vila iluminada e de aldeia, porque também iluminámos o Crucifixo para dar mais colorido”, acrescentou. Ou seja, a iluminação natalícia funcionará como “um cartão de visita” da única vila do concelho de Abrantes.

Isto porque, a Junta colocou “mais alguma iluminação para alegrar o natal e aproveitámos a ajuda de um grupo de voluntários para resolver alguns problemas mais estruturais como a iluminação do espaço exterior do edifício do mercado e do adro da igreja. Estão ainda em curso as obras de melhoria da iluminação pública junto à antiga pista de atletismo e no sítio da Barca”, referiu o presidente da Junta.

Iluminação natalícia em Tramagal. Foto: Décio Dias

Quanto à decisão de cancelar a Feira de Natal, há cerca de um mês quando o número de infetados com SARS-cov-2 começou a subir,  António José Carvalho deu conta de ter sido “desaconselhado pela autoridade de saúde pública, o formato diferente que pretendíamos, com mais impacto para o exterior. Envolvia a transformação do mercado multiusos, com uma festa noturna para a juventude, um concerto no Lago dos Combatentes e uma atividade de comes e bebes”.

Para o concerto na SAT, a entrada é livre mas devido à situação pandémica a capacidade da sala de espetáculos foi reduzida e marcados lugares.  Para assistir ao espetáculo é exigido certificado de vacinação covid-19 ou teste negativo válido.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome