Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Julho 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tramagal: I Encontro dos Gagos ou…a falar é que a gente se entende!

O convite não poderia ser mais claro: I Almoço de Gagos em Tramagal! Aparece para vires dialogar”. E sim, apareceram 12 gagos tagarelas este sábado, dia 22 de outubro, Dia Mundial da Gaguez, no restaurante ‘Grelhas’ provenientes das localidade de Tramagal, Santa Margarida e Alferrarede. O cartaz da ementa não deixava dúvidas a quem ia: “Almoço à gaagoo, com entradas e tu tuudo”!

- Publicidade -

Cada participante (as inscrições tiveram de ser feitas verbalmente e não por sms) teve direito a um certificado de participação personalizado, num convívio que contou também com a presença e breve atuação do fadista (gago, claro está) Francisco Cordeiro, de Alferrarede.

gagos1
Tramagal acolheu este sábado, 22 de outubro, Dia Mundial da Gaguez, o I Encontro Convívio dos Gagos. Foto: DR

- Publicidade -

A organização, Rui Lopes e Pedro Tomás, não gaguejou na hora de estender o convite para o almoço convívio ao presidente da Associação Portuguesa de Gagos, em pleno Dia Mundial da Gaguez. O presidente da direção, Daniel Neves Costa, não pôde dialogar e conviver entre pares, no Tramagal, mas enviou uma carta aos participantes neste I Almoço Convívio dos Gagos e que transcrevemos, como hino aos gagos deste país:

“Ficamos agradavelmente surpreendidos pela vossa iniciativa e queremos dar-vos os parabéns! Juntar gagos num almoço-convívio como este que organizaram para conversar, conviver e trocar experiências é uma das formas mais poderosas de chutar a gaguez para o seu devido lugar: uma dificuldade que se nos atravessa na fala, é certo, mas que não tem de ser uma dificuldade que se nos atravesse na vida!

Em vez de algo que nos isole e nos cale, que a gaguez seja um motivo para estarmos juntos, animados, a conversar entre aqueles que, como ninguém, nos percebe. Todos juntos, sentados à mesa a trocar ideias, descobrimos que somos muito mais do que a gaguez, somos pessoas inteiras com histórias de vida riquíssimas de que nos devemos sentir orgulhos!

Estaremos em Alcoitão a organizar as nossas X Jornadas sobre Gaguez. Não fosse isso e adoraríamos participar na iniciativa. Novas ocasiões não faltarão para podermos combinar um convívio em que nos encontremos e nos possamos todos conhecer!

Na impossibilidade de convosco partilhar este momento, mando-vos, em nome da Associação Portuguesa de Gagos, um forte abraço, votos de um bom almoço e de conversas ainda melhores (que a gaguejar cá nos vamos entendendo!). Uma coisa descobri neste anos a conviver com tantos companheiros gagos: somos uns tagarelas que quando começam a falar nunca mais se calam. Por isso, que nunca vos falte a Voz!”

Para o ano, o II Almoço Convívio dos Gagos vai decorrer no dia 2 de outubro, novamente no Tramagal – designada por Vila Convívio do Ribatejo.

gagos2
Cada participante teve direito a um certificado de participação personalizado. Foto: DR

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here