- Publicidade -

Sábado, Dezembro 4, 2021
- Publicidade -

Tramagal | Fábrica da Mitsubishi Fuso anuncia produção neutra em CO2 em 2022

A fábrica da Mitsubishi Fuso em Portugal, localizada no Tramagal (Abrantes) e centro de produção para a Europa, anunciou um investimento na produção local de energia e que atingirá a neutralidade de carbono na produção de camiões em 2022.

- Publicidade -

Em comunicado, a administração da fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) afirma que “adotará uma produção amiga do ambiente através da redução do consumo de energia, fornecimento de energia verde e produção local de energia através de painéis solares”, procedimento “em linha” com o objetivo anunciado em 2019 pela Daimler Truck AG, grupo ao qual a marca FUSO pertence, que todas as suas infraestruturas de produção europeias passarão a ser neutras em CO₂ até 2022.

A fábrica do Tramagal “conseguiu reduzir progressivamente as emissões de CO₂”, nos últimos anos, e “espera um corte adicional de 50% em 2021 em comparação com o ano anterior, antes de atingir a produção neutra de CO₂ em 2022”, refere a empresa, dando conta que, para atingir esse marco, irá reforçar o uso de energias renováveis e adotar modificações de processo.

- Publicidade -

“As medidas incluem o abastecimento de eletricidade verde e o aumento da produção de energia solar na fábrica para autoconsumo” e “toda a frota da logística interna e armazém está a ser convertida para veículos elétricos”, informou a empresa, dando conta que “também está a ser explorada a produção de hidrogénio verde com recurso a painéis solares para substituir o consumo de gás natural” de forma progressiva.

Fábrica da Mitsubishi Fuso anuncia produção neutra em CO2 em 2022. Foto: MFTE

“A mobilidade neutra em CO₂ só pode ser alcançada se a produção de veículos for também verde e no Tramagal o nosso compromisso começa logo na forma como são produzidos”, afirma Jorge Rosa, diretor da MFTE, citado na nota informativa, tendo feito notar que “uma produção neutra em carbono deixa uma pegada menor” e assegurado quererem ser “pioneiros no processo de descarbonização, tanto no produto quanto na produção”.

O Tramagal produz o camião FUSO eCanter 100% elétrico desde 2017. “A sustentabilidade faz parte da nossa estratégia e é algo em que acreditamos. O nosso futuro é elétrico, neutro em carbono e com base em energias renováveis”, notou Jorge Rosa.

Jorge Rosa, presidente da MFTE. Foto: mediotejo.net

Localizada a cerca de 150 quilómetros de Lisboa, a fábrica do Tramagal produz os camiões ligeiros FUSO Canter e o modelo totalmente elétrico FUSO eCanter. A produção do FUSO Canter começou em 1980 e desde então mais de 230.000 camiões FUSO foram produzidos em Portugal, sendo atualmente exportados para mais de 30 países.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome