Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Agosto 4, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tramagal: Equipa do IPT vence Hackathon da Mitsubishi (c/vídeo)

Foi uma equipa do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), composta por quatro elementos e denominada “oUltimoLugar” a grande vencedora do Hey! Hackathon organizado pela empresa Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), e que decorreu durante 24 horas non stop na fábrica do Tramagal, em Abrantes.

- Publicidade -

A Hey! Hackathon terminou no sábado ao final do dia, contou com a participação de 68 estudantes de 6 instituições do ensino superior, que responderam afirmativamente ao desafio de participarem criativamente, e durante 24 horas, na busca de ideias e projetos para a promoção da eficiência nas áreas de Produção, Qualidade, Logística e Engenharia Industrial.

HEY1O evento culminou com a apresentação das 3 equipas vencedoras: Em primeiro lugar ficou uma equipa do IPT – “oUltimoLugar” – do curso de Engenharia Informática, composta por Rodolfo Martins, David Carrilho, Pedro Batista e Frederico Rodrigues, com um projeto computorizado que vai permitir obter ganhos de eficiência dentro do sistema fabril.

- Publicidade -

Ganharam uma viagem a Estugarda (Alemanha), e o direito a uma visita ao Museu da Mercedes-Benz.

Na 2ª posição ficou ainda uma outra equipa do IPT, composta por estudantes de Engenharia Informática, e o 3º lugar foi para um projeto idealizado por alunos da Universidade de Coimbra.

Para o evento, a Mitsubishi preparou e transformou um pavilhão em laboratório vivo onde os participantes, provenientes do Instituto Superior Técnico, Instituto Politécnico de Tomar, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Leiria, Universidade do Porto, Universidade da Beira Interior, Instituto Superior de Engenharia do Porto e Universidade de Coimbra, trabalharam as ideias e desfrutaram de momentos de descontração.

O secretário de Estado da indústria, João Vasconcelos, esteve de visita à Mitsubishi durante a atividade, percorreu a fábrica, e conversou com todos os alunos das 6 universidades participantes nesta maratona de ideias criaram, desenvolveram e apresentaram soluções tecnológicas para tornar a fábrica mais eficiente nas áreas de Produção, Qualidade, Logística e Engenharia Industrial.

Paralelamente, decorreu uma campanha de recolha de alimentos e produtos de higiene para a delegação local do Banco Alimentar. A Mitsubishi Fuso duplicou a quantidade angariada pelos colaboradores da empresa e participantes na atividade, tendo entregado 420 kg de alimentos.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

2 COMENTÁRIOS

  1. Os alunos que ficaram em segundo lugar não são do curso de engenharia industrial; mas sim de engenharia informática. Fica a correcção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome

- Publicidade -