Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Setembro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas | Xavier Aragay e Ariana Cosme debatem estado da educação

Estão abertas até esta segunda-feira, dia 2 de setembro, as inscrições para o Encontro de Professores e Educadores do concelho de Torres Novas – “Os Dias da Escola” -, evento que marca a abertura do ano letivo no município e que decorre nos dias 5 e 6 de setembro. Este ano o debate vai centrar-se nas mudanças em curso nos modelos educativos, com a presença do investigador internacional Xavier Aragay e a pedagoga Ariana Cosme, consultora do projeto piloto de flexibilidade curricular.

- Publicidade -

O programa arranca dia 5 de setembro, uma quinta-feira, pelas 10h00, com visitas a vários espaços do território torrejano, como o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurio da Serra de Aire ou as Grutas das Lapas, entre outras atividades. Estão ainda previstas visitas à Renova e ao Centro de Recuperação e Integração Torrejano.

Pelas 15h00 decorre o lançamento do ano letivo nos vários agrupamentos do concelho.

- Publicidade -

A 6 de setembro, sexta-feira, ainda sem localização definida, tem lugar pelas 09h30 a abertura dos “Dias da Escola”, com intervenções do executivo municipal e diretores dos agrupamentos de escolas e outras instituições de formação e ensino.

Segue-se às 10h15 a conferência de Xavier Aragay e às 11h45 a de Ariana Cosme.

Xavier Aragay é especialista internacional e consultor na área da liderança para a mudança. Licenciado em Ciências Económicas pela Universidade Autónoma de Barcelona, colabora com várias universidades e instituições de ensino superior. Foi diretor da Fundação Jesuítas para a Educação, onde desenhou e liderou a implementação do projeto Horizonte 2020, um projeto de mudança em educação baseado num novo modelo de ensino e aprendizagem, hoje debatido em todo o mundo. Em 2017 lançou o livro “Reimaginando la educación – 21 claves para transformar la escuela” e é fundador do Reimagine Education Lab, uma equipa que apoia a implementação de processos de mudança e inovação em instituições educativa

Ariana Cosme é professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto. Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, possui um pós-doutoramento em formação de Professores na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil, onde é professora visitante. Autora de várias obras sobre a problemática da mediação educativa e pedagógica e a reconfiguração da profissão docente, é formadora e consultora em escolas TEIP e escolas em Projetos de Inovação Pedagógica (PPIP). É consultora do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, a convite do Ministério da Educação, tendo lançado, em 2018, o livro Autonomia e Flexibilidade Curricular – Propostas e Estratégias de Ação, da Porto Editora.

Para mais informações deve contactar a Câmara de Torres Novas.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome