Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Setembro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas | Vereador Carlos Ramos deixa Proteção Civil após polémica com vacinação indevida

A comissão política concelhia do PS de Torres Novas reuniu-se na segunda-feira, 15 de fevereiro, para avaliar a situação do vereador Carlos Ramos, responsável pelo pelouro da Proteção Civil, que acabou por se vacinar com sobras da vacina para a covid-19. Segundo nota de imprensa do PS, o autarca entregou o pelouro.

- Publicidade -

“Confrontada com a tomada da vacina para a Covid-19, de forma voluntária por parte do vereador com o pelouro da Proteção Civil, sobrante numa instituição onde todas as pessoas foram vacinadas, foi entendimento do citado órgão que a mesma deveria ter sido aplicada noutra pessoa de maior risco de saúde e dentro das prioridades oficiais”, refere a concelhia do PS de Torres Novas.

Em nota de imprensa, o partido manifesta o seu desacordo com a atitude do vereador, entendendo que “violou princípios, apesar da ausência de normas oficiais para as vacinas sobrantes à data da tomada da mesma. A gestão das vacinas, incluindo as “sobras”, não foi nem é da competência do município. A tomada da vacina resultou de uma decisão individual”.

- Publicidade -

Carlos Ramos “reconheceu o erro de avaliação da circunstância e voluntariamente entregou o seu Pelouro da Proteção Civil ao Presidente da Câmara”, refere a mesma informação.

A concelhia esclarece que “juridicamente a manutenção do mandato autárquico de cada vereador não depende do Presidente da Câmara, nem de qualquer outro órgão autárquico, mas apenas do respetivo titular eleito”.

“A grave situação atual que vivemos do ponto de vista da saúde pública exige responsabilidade ética, social e política, ação e serenidade. Acreditamos pelas provas dadas que o senhor Presidente saberá liderar o setor da Proteção Civil, assim como todos os restantes, com competência, experiência, resiliência, proximidade e respeito com o objetivo de continuar a consolidar o concelho de Torres Novas como um território inclusivo e com Futuro!”, conclui.

Carlos Ramos recebeu uma sobra da vacina da Covid-19 pelo facto de ter o pelouro da Proteção Civil. Como não estavam definidos os critérios para as sobras, os elementos dos bombeiros e da proteção civil que acompanharam a primeira fase de vacinação nos lares de Torres Novas poderem receber o restante.

O caso gerou polémica, com o Bloco de Esquerda a exigir a demissão do vereador e o PSD a pedir esclarecimentos sobre o contexto em que ocorreu a vacinação, lamentando o caso.

Já o presidente da Câmara, Pedro Ferreira (PS), afirmou à Lusa que não houve qualquer interferência da Câmara Municipal no processo, sendo a toma da “responsabilidade e consciência de cada um”. O autarca disse apenas lamentar que não tenham sido definidas, logo de início, as regras a aplicar sempre que sobram vacinas, tendo havido, um pouco por todo o país, o aproveitamento de sobras, com casos mais e menos claros, de forma a que nenhuma fosse desperdiçada.

A informação da concelhia não menciona qualquer renúncia do cargo de vereador pela parte de Carlos Ramos, apenas a entrega de um dos pelouros pelos quais o é responsável.

Carlos Ramos mantém assim a incumbência pelas áreas da Cidade, Espaços Públicos e Verdes, Preservação do Ambiente, Limpeza, Higiene e Saúde Pública, Gestão do Canil Intermunicipal (Torres Novas, Alcanena, Entroncamento e Vila Nova da Barquinha) e Cemitério, assim como a representação no conselho cinegético.

c/LUSA

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Pois, o tacho de vereador esse continua! a proteção civil estava a dar muito trabalho e chatices que é coisa de que estes senhores não gostam!

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome