Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Novembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas | Vereador António Rodrigues defende transportes gratuitos no concelho (c/ÁUDIO)

De forma a combater um isolamento “preocupante” nas freguesias do concelho, António Rodrigues, vereador eleito pelo Movimento P’la Nossa Terra, defendeu a gratuitidade dos Transportes Urbanos Torrejano (TUT) em reunião de executivo. Segundo o vereador, esta proposta que apresentou ao executivo municipal beneficia principalmente os torrejanos que não vão à cidade ou visitam outras localidades concelhias por falta de transportes públicos minimamente regulares e meios financeiros.

- Publicidade -

Foi na última reunião de Câmara do dia 3 de novembro que António Rodrigues disse ter-se apercebido através da campanha eleitoral de que há um isolamento muito grande nas aldeias do concelho, afirmando que “à semelhança do que já se faz noutros municípios do país, Torres Novas tem de avançar para a gratuitidade dos transportes públicos”.

O atual vereador, que já foi presidente do município torrejano, apresentou depois a sua proposta para integrar o Orçamento de 2022 da Câmara Municipal de Torres Novas.

- Publicidade -

Reunião da Câmara Municipal de Torres Novas Foto: mediotejo.net

Para combater este que foi “o problema mais sério que encontrámos”, conforme se lê em comunicado partilhado pelo Movimento P’la Nossa Terra, a proposta, que começa por defender que “o Município tem que ser solidário e amigo dos seus cidadãos”, abraça a gratuitidade dos TUT a todos os torrejanos, ressalvando que, se isso não for possível, que se deve avançar com um processo evolutivo e gradual.

A proposta entregue à maioria socialista sustenta que se deve começar por assegurar esta gratuitidade aos mais jovens e a todos os cidadãos com mais de sessenta anos, assim como deve ser criado um grupo de trabalho com técnicos do município, “de modo a rever todos os atuais circuitos de modo a que nasça uma outra política de maior abrangência dos percursos dos TUT, que possam circular por todo o território concelhio”, defende.

ÁUDIO | António Rodrigues (P’la Nossa Terra) apresenta uma proposta que visa a gratuitidade dos TUT

 

“É urgente avançar com esta forma de respeitar todos quantos vivem na nossa terra”, rematou António Rodrigues, numa proposta a que o presidente da Câmara deu resposta.

ÁUDIO | Pedro Ferreira (PS) concorda com o isolamento das aldeias torrejanas mas refere a existência do Transporte a Pedido

Mostrando-se de acordo quanto ao isolamento das aldeias concelhias, o socialista Pedro Ferreira, presidente da autarquia, referiu, no entanto, que foi criado o Transporte a Pedido ao nível da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), iniciativa que foi premiada a nível europeu, e sublinhou ainda o facto de que Torres Novas é dos concelhos que mais usa este método de transporte, recusando a proposta da gratuitidade dos TUT.

LER TAMBÉM:

Torres Novas | Insegurança, comportamento de funcionários e falta de telheiros em escola debatidos na reunião de Câmara

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome