Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 31, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas: Vencedora do Prémio Maria Lamas em estudo internacional sobre consumos de género

Inês Brasão, primeira vencedora do Prémio Maria Lamas, distinção atribuída pela Câmara de Torres Novas para estudos sobre a mulher, género e igualdade, é uma das autoras de uma publicação internacional sobre consumos culturais e de género no sul da Europa (1960 a 1980). A autora realizou uma análise do papel da mulher, promovido pelas revistas femininas como a Flama ou a Modas e Bordados, da qual foi diretora a própria Maria Lamas.

- Publicidade -

“Não me parece fácil resumir em poucas palavras as conclusões”, salientou Inês Brasão, doutora em sociologia e economia históricas. “Posso adiantar que analisei um conjunto de representações sociais da mulher portuguesa que circulavam nestas revistas, alguns destes ideais inspirados no “american way of life”, embora também alguns dos conteúdos fossem no sentido da conservação do papel tradicional da mulher”. “Portugal, apesar de fechado, acabava por ser recetáculo de influências que vinham do cinema, da música pop, da publicidade ou da moda e que tinham repercussões na vida das mulheres portuguesas, em especial as oriundas de uma classe média-alta, e letradas”, comentou.

O estudo “Consumption and Gender in Southern Europe since the Long 1960s “, da Bloomsbury Academic, compara os casos da Itália, Espanha, Grécia e Portugal, com Inês Brasão a ocupar-se do caso português.

- Publicidade -

O mediotejo.net falou com a autora no âmbito da segunda edição do Prémio Maria Lamas que, após um início conturbado em 2011, regressa em 2016 com um prémio de 3 mil euros.

Inês Brasão venceu a primeira edição com um estudo sobre as chamadas criadas de servir: «A condição servil em Portugal (1940-1970): memórias de dominação e de resistência a partir de narrativas de criadas», publicado pela Tinta da China.

Conforme reconhece, “na área das ciências ou das artes, como em muitas outras esferas da realização humana, os Prémios constituem fundamentalmente uma forma pública de reconhecimento do trabalho de alguém”. A distinção, que recebeu em 2014, foi assim uma “enorme felicidade”.

“Senti que talvez tivesse contribuído com uma forma original e particular para o conhecimento de uma dimensão da história das mulheres portuguesas que, à data, ainda não era comum fazer parte dos temas de investigação na história, sociologia ou antropologia”, comentou. “Parece-me ainda muito evidente que o facto de o Prémio ter associado o nome da Maria Lamas faz, automaticamente, despertar o interesse pelo trabalho desenvolvido, algo que só confirma a biografia notável desta figura maior”.

Inês Brasão admite ainda que o Prémio lhe abriu novos caminhos na investigação. Por um lado, um “maior interesse por parte da comunidade académica e organismos na área do trabalho e da mulher e, por outro lado, um estímulo para desenvolver mais projetos”.

Docente no Instituto Politécnico de Leiria, afirma que o Prémio “foi crucial para abrir outras portas. Em concreto, tenho vindo a cimentar o meu trabalho nos temas da subalternidade e do trabalho no quadro das instituições”, notou.

O prazo de entrega de trabalhos para a edição de 2016 do Prémio Maria Lamas terminou a 31 de dezembro. O município aceitava a concurso trabalhos já validados nos anos de 2013, 2014 e 2015. Segundo o regulamento, disponível no site do município, o prémio será entregue em julho.

Maria Lamas nasceu em Torres Novas em 1893 e foi uma importante ativista política e feminista, tendo-se destacado como escritora, tradutora e jornalista.

 

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome