Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Julho 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas: Teatro Virgínia recebe Wim Mertens com Dust of Thruths

O Teatro Virgínia recebe este sábado, dia 5 de novembro, Wim Mertens com “Dust of Thruths”. Um espetáculo em que o compositor belga continua a questionar a música, a poesia e a verdade inspirado na épica batalha de Áccio (Grécia), fechando o tríptico da musi-ficção “Cranaux Oeufs”.

- Publicidade -

Wim Mertens, nascido em 1953, revela a terceira e última parte de “Cranaux Oeufs” (2015‐2016) depois de questionar a posição da cultura num contexto alargado à escala mundial (Charaktersketch, Wassituatedin, Bruxelas, Europa Central, 2015) e se inspirar na Biblioteca Alexandrina, no Egito (300 anos d.c) com personagens do poeta Callimachus e a Rainha Berenice II (What are we, locks, to do?).

Neste trabalho focado na idade de ouro do Egito Ptolomaico surge a batalha naval de Áccio (Actium em latim), ocorrida em Preveza (Grécia) no ano 31 a.c.. De um lado Marco António apoiado pelos barcos de guerra de Cleópatra, do outro Otaviano, que viria a tornar-se no Imperador Augusto. A vitória do segundo marca o início do Império Romano.

- Publicidade -

A música, a poesia e verdade são questionados neste tríptico pelo músico belga que compõe desde 1980 e se tornou numa figura indiscutível a nível mundial. Não só pelos mais de 60 álbuns lançados ao longo da carreira em que se destaca a voz de timbre agudo, o piano e a guitarra clássica, mas também pela colaboração em projetos para teatro e cinema.

O espetáculo tem início às 21h30 no Teatro Virgínia e os bilhetes custam 15€ com descontos aplicáveis.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here