- Publicidade -
Quinta-feira, Dezembro 9, 2021
- Publicidade -

Torres Novas | Sessão de cinema especial juntou personalidades solidárias com doentes de Alzheimer

Na noite em que recebeu pela primeira vez uma antestreia nacional, a sala principal dos cinemas Castello Lopes no TorreShopping encheu-se de convidados especiais. Aproveitando o tema do filme “O Pai”, a administração do centro comercial decidiu convidar a associação Alzheimer Portugal a associar-se ao evento, de forma a divulgar as dificuldades de quem sofre desta doença.

- Publicidade -

Além de personalidades da cultura e da política regional, marcaram presença cerca de 20 elementos da Alzheimer Portugal, nomeadamente do Núcleo do Ribatejo, além de profissionais de saúde e cuidadores destes doentes, no dia-a-dia. 

Apesar de ser uma ficção, o filme retrata de forma bastante fiel a degradação mental de alguém que sofre desta doença, bem como todos os dilemas e desafios emocionais dos familiares e cuidadores que os acompanham. 

- Publicidade -

O papel principal valeu a Anthony Hopkins o Óscar de Melhor Ator, há duas semanas, e o argumento (adaptado) venceu também a estatueta dourada.

No final da sessão era unânime a opinião de que o Óscar foi bem entregue a Hopkins. “É um retrato muito fiel da evolução da doença, nomeadamente das alucinações e crises de ansiedade que afetam muitos pacientes”, considerou Filipa Gomes, psicóloga e diretora do Núcleo do Ribatejo.

O presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, que tem apoiado a aquisição de equipamentos para o apoio a doentes de Alzheimer, confidenciou que o filme também aflorou algumas memórias pessoais: “Fez-me recordar muito a minha madrinha Micaela, que foi doente de Alzheimer e passou por um processo muito semelhante. A determinada altura já não sabia o que tinha feito há 5 minutos, mas recordava-se de tudo da sua infância, como se tivesse acontecido agora.”

O presidente da Alzheimer Portugal com vários elementos da associação do Núcleo do Ribatejo, e Joaquina Romão, diretora do Torreshoping (à esquerda) Créditos: DR

À saída foi distribuído a todos os presentes um conjunto de informação sobre a rede de apoio regional que existe dirigida a doentes, familiares e cuidadores.

A diretora do Torreshopping, Joaquina Romão, considerou que a sessão foi “o exemplo perfeito de como a realidade pode ser tão bem retratada e projetada nas nossas salas de cinema”, mostrando-se satisfeita por ter sido possível “fazer a ligação entre as Associações que trabalham esta doença diariamente e as famílias que, por vezes, não sabem onde recorrer para obter informação e apoio”.

Dados da associação Alzheimer Portugal indicam que existem cerca de 200 mil pessoas com demência no nosso país, um dos principais sintomas de doenças neurodegenerativas como a Alzheimer.

Linha de Apoio “Informar Mais” Tel. 213 610 465
Alzheimer Portugal / Núcleo do Ribatejo Tel. 243 000 087 ; 962 906 313 E-mail: geral.ribatejo@alzheimerportugal.org

Sou diretora do jornal mediotejo.net e da revista Ponto, e diretora editorial da Médio Tejo Edições / Origami Livros. Sou jornalista profissional desde 1995 e tenho a felicidade de ter corrido mundo a fazer o que mais gosto, testemunhando momentos cruciais da história mundial. Fui grande-repórter da revista Visão e algumas da reportagens que escrevi foram premiadas a nível nacional e internacional. Mas a maior recompensa desta profissão será sempre a promessa contida em cada texto: a possibilidade de questionar, inquietar, surpreender, emocionar e, quem sabe, fazer a diferença. Cresci no Tramagal, terra onde aprendi as primeiras letras e os valores da fraternidade e da liberdade. Mantenho-me apaixonada pelo processo de descoberta, investigação e escrita de uma boa história. Gosto de plantar árvores e flores, sou mãe a dobrar e escrevi quatro livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome