Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Junho 13, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas | Semana de atividades e visitas guiadas assinalam Dia Internacional dos Museus

O Museu Municipal Carlos Reis (MMCR), em Torres Novas, vai voltar a associar-se ao Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus com a realização e dinamização de diversas iniciativas e atividades.

- Publicidade -

Em 2021 o Conselho Internacional de Museus (ICOM) definiu como tema para esta iniciativa “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, convidando os museus, os seus profissionais e as comunidades a criar, imaginar e partilhar novas práticas de criação de valor, novos modelos de negócio para instituições culturais e soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais, adianta nota de imprensa.

Assim, dia 15, sábado, decorre a Noite Europeia dos Museus, com uma visita à exposição de Pedro Cabrita Reis pelas 19h00. Às 21h00 há uma visita comentada às exposições e reservas do Museu, seguindo-se a projeção do vídeo de obras do artista Júlio Costa.

- Publicidade -

No dia 18, terça-feira, celebra-se o Dia Internacional dos Museus. Entre as 09h00 e as 17h30 decorre uma mostra de trabalhos de artistas locais do Coletivo 249, com a presença dos artistas, no átrio da escadaria do Museu.

Às 10h00 tem lugar a oficina educativa “O visível do invisível”, a partir do trabalho artístico de Anabela Mota, numa atividade direcionada ao pré-escolar. Às 14h00 decorre uma oficina educativa a partir da coleção osteológica, destinada ao ensino secundário, designada “Sherlock Bones”.

Pelas 18h30 tem lugar a inauguração da exposição “BOX: uma caixa de histórias. Da Escola Prática de Cavalaria à Escola Prática de Polícia”, na Escola de Polícia.

Ao longo deste dia há ainda visitas comentadas ao museu e respetivas reservas, mediante inscrição.

No dia 19, quarta-feira, pelas 10h30, decorre a roda de conversa “Recuperar e reimaginar os museus, mas como?”, com transmissão no Facebook do Museu e participação de Vânia Carvalho (Museu de Leiria), Isabel Victor (Museu do Sporting) e Andreia Conceição (Museu Marítimo de Sesimbra).

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome