Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Maio 11, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas | Secretária de Estado presente em formação sobre ordenamento do território

O município de Torres Novas promove entre 2 e 8 de março um conjunto de atividades no âmbito da Semana da Proteção Civil. A Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, vai comparecer na quinta-feira, 5 de março, a uma sessão de formação sobre ordenamento do território.

- Publicidade -

Assinala-se anualmente, a 1 de março, o Dia da Proteção Civil, efeméride instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e a nível nacional por despacho do Ministro da Administração Interna. A efeméride visa sensibilizar para a relevância da Proteção Civil, prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadão, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes.

Neste contexto, o município de Torres Novas desenvolve esta semana um conjunto de atividades dentro da temática. De 2 a 8 de março está patente no Torreshopping uma exposição de veículos e materiais.

- Publicidade -

Na quinta-feira, 5 de março, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes acolhe a ação de formação “Ordenamento do Território, Proteção Civil e Regeneração Urbana”.

O evento arranca pelas 09h00, com uma sessão de abertura onde vão estar presentes o presidente de Torres Novas, Pedro Ferreira, a presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), Anabela Freitas, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Mourato Nunes, e a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.

Pelas 09h45 decorre uma sessão sobre o “Novo conceito de solo urbano”, com a professora Fernanda Paula, da Faculdade de Direito de Coimbra; segue-se pelas 11h45 uma palestra dedicada a “Consideração dos riscos no ordenamento do território”, com a professora Inês Serrano do Politécnico de Tomar; às 14h00, Rita Anastácio, do Político de Tomar, fala sobre “Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica no Ordenamento do Território”; Miguel Delgado, diretor de Departamento do Desenvolvimento Económico e Ordenamento do Território na Câmara Municipal de Viseu, aborda pelas 15h00 a “perspetiva preventiva do regime Jurídico de Execução de obras Coercivas e sua Coordenação com o Serviço de proteção Civil».

Esta formação termina às 17h30 e carece de inscrição junto da CIMT.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome