Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Outubro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas/São Silvestre | A corrida do povo onde se treina para a alta competição (c/vídeos)

Depois de alguns anos de intermitência, a Corrida de São Silvestre de Torres Novas, uma das mais tradicionais da região, tornou a testar os limites de todos os que quiserem participar num desafio de 10 quilómetros pelas ruas da cidade torrejana. Novos e velhos, homens e mulheres e até participantes abaixo da idade mínima da corrida sénior testaram as suas capacidades de resistência no sábado, 30 de dezembro, depois das provas jovens. Um evento que une a comunidade e que será para continuar, comentou o presidente da Câmara, Pedro Ferreira, ao mediotejo.net. No total, registaram-se perto de 900 pessoas.

- Publicidade -

Corrida de São Silvestre de Torres Novas. Perto de 900 inscritos, 560 correm na corrida principal. Partida na avenida Dr João Martins de Azevedo

Publicado por mediotejo.net em Sábado, 30 de Dezembro de 2017

Em tempo de fim de ano, as corridas de São Silvestre organizam-se de norte a sul do país, atraindo os amantes do deporto e da corrida, mas também os atletas de alta competição, que assim iniciam o treino para a época que se avizinha. Torres Novas tem um corrida com cerca de 20 anos, que já passou por diversos formatos, mas que em 2017 apostou numa lógica mais comunitária, com prémios simbólicos e as tradicionais t-shirts de participação, para além dos registos do tempo e devido seguro.

- Publicidade -

Ainda assim o vencedor da prova principal foi um atleta olímpico de triatlo, Miguel Arraiolos, de 29 anos, natural de Alpiarça, a correr pelo Benfica.

O triatlo esteve aliás em alta este ano em Torres Novas, tendo vários jovens atletas desta modalidade alcançado os primeiros lugares nas corridas jovens de São Silvestre (com menos metros) que se organizaram ao longo da tarde.

Para Miguel Arraiolos tal facto representa uma boa notícia para este desporto, que se tem vindo a implementar. “As camadas jovens do triatlo estão a crescer”, salientou, e estas provas ajudam os mais novos a ganhar experiência.

Miguel Arraiolos venceu a prova principal Foto: mediotejo.net

Miguel Arraiolos participou na Corrida de São Silvestre para ganhar. Atleta olímpico (esteve nos últimos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro), vai iniciar a preparação para a qualificação dos Jogos de 2020 e a corrida de fim de ano representa também uma forma de ver o seu nível, preparando-se para a época.

Passou a meta, no entanto, significativamente isolado dos segundo e terceiro lugares, admitindo porém que a prova torrejana teve o seu grau de dificuldade.

Paulo Antunes, treinador da equipa de triatlo de Torres Novas e da Federação de Triatlo, mostrou-se ao mediotejo.net satisfeito com a participação dos jovens atletas torrejanos nas corridas jovens.

“São testes para nós”, explicou, uma vez que os atletas de triatlo competem com os de atletismo e alguns júniores arriscaram inclusive testar os seus tempos na corrida principal, a mais longa. No final de ano, admitiu, os atletas correm todas as corrida de São Silvestre nesta lógica de preparação.

Há Pais Natais, cachorros, corredores e caminhantes. O objetivo é apenas terminar a prova Foto: mediotejo.net

Satisfeito com o evento como torrejano, Paulo Antunes deixa no entanto um desabafo:”para trabalhar melhor com os atletas só falta a pista de atletismo de tartam”.

A Corrida de São Silvestre de Torres Novas 2017 e a prova jovem foram organizadas pelo município de Torres Novas, com o apoio do Clube de Natação de Torres Novas, Núcleo do Sporting em Torres Novas e União Desportiva e Recreativa da Zona Alta.

A prova jovem da Corrida de São Silvestre de Torres Novas teve cinco escalões e cinco percursos: bambis (125m), benjamins (500m), infantis (1000m), iniciados (1500m) e juvenis (2500m). Contou com mais de 300 atletas. A Corrida de São Silvestre de Torres Novas teve um percurso de 10 quilómetros, destinada aos escalões de juniores, seniores e veteranos, e contou com cerca de 560 participantes.

Todas as provas tiveram partida e chegada na Avenida Dr. João Martins de Azevedo. No total estiveram representados mais de 60 clubes/equipas, referem os dados do município.

“Não a queremos perder”, frisou por diversas vezes Pedro Ferreira ao mediotejo.net, lembrando o historial de duas décadas da corrida e os altos e baixo que já sofreu. Este ano a prova regressou com um novo trajeto e o objetivo é que continue a ser organizada, promovendo o concelho e o desporto. “É um orgulho, é uma alegria ver”, admitiu, constatando que vieram pessoas de todo o país e até uma unidade bancária participou (a Caixa Agrícola tinha uma representação). “É um hino à saúde, às boas práticas”, frisou e “Torres novas não quer perder isso”.

Torres Novas | Corrida de São Silvestre, Presidente da Câmara, Pedro Ferreira

Publicado por mediotejo.net em Sábado, 30 de Dezembro de 2017

 

Curiosidade: São Silvestre

O dia de São Silvestre é celebrado a 31 de dezembro. Nesta data morreu o Papa Silvestre I, o 33º Papa da Igreja Católica, cujo pontificado decorreu na época do imperador Constantino, acompanhando o fim da perseguição do Império Romano aos cristãos e respetiva conversão.

 

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome