O município de Torres Novas está a lançar o projeto “Escola Plena”, em parceria com os agrupamentos de escolas Gil Paes e Artur Gonçalves. O objetivo desta iniciativa é desenvolver a prática de mindfulness e de inteligência emocional junto da comunidade escolar (alunos, docentes e não docentes).
Segundo informação do município, o projeto integra a segunda fase da candidatura PEDIME (Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal do Médio Tejo). O principal foco da iniciativa centra-se “na diminuição dos níveis de stress e de ansiedade na comunidade escolar, contribuindo, consequentemente, para a redução do insucesso e a promoção de melhores resultados escolares”, avança.
Ainda neste ano letivo, o projeto vai arrancar numa versão piloto, nos dois agrupamentos, estando prevista a participação de 32 alunos do ensino secundário, de 36 docentes e 36 trabalhadores do pessoal não docente. As sessões de divulgação do projeto decorrem nos dias 6 de abril (para alunos) e 8 de abril (para docentes e não docentes), através da plataforma zoom.
A participação nos cursos de mindfulness carece de inscrição prévia. Para mais informações deve-se contactar o município de Torres Novas.
Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita