- Publicidade -

Segunda-feira, Janeiro 24, 2022
- Publicidade -

Torres Novas | Pianoforte do Museu Carlos Reis vai ser restaurado graças a um donativo particular

O município irá candidatar este instrumento de 1777 a tesouro nacional. É um dos únicos quatro "cravos de martelos" do mestre Mathias Bostem que ainda existem no mundo: dois em Portugal, um em Inglaterra e outro nos EUA.

A Câmara Municipal de Torres Novas aprovou por unanimidade a entrega de um donativo particular de 10 mil euros para restaurar a parte sonora do pianoforte que integra a coleção do Museu Municipal Carlos Reis. Este é um dos quatro exemplares que ainda existem dos pianofortes do mestre Mathias Bostem, construtor de cravos e afinador da Casa Real Portuguesa, datado de 1777.

- Publicidade -

Segundo a vereadora Elvira Sequeira (PS), responsável pelo pelouro da Cultura, após este restauro o município irá candidatar o pianoforte a tesouro nacional. 

O donativo foi realizado pelo professor catedrático Gerhard Doderer, musicólogo radicado em Portugal, e pretende ajudar a preservar um dos quatro “cravos de martelos” de Mathias Bostem, do século XVIII, que existem no mundo: dois em Portugal, um em Inglaterra e outro nos EUA. O pianoforte torrejano pertenceu ao Colégio das Trinas até 1899, altura em que foi adquirido por António Lamas. Carlos Reis comprou-o em leilão em 1916.

- Publicidade -

Segundo explicou Elvira Sequeira, o instrumento foi restaurado em 2012, mas apenas a parte física, ficando por restaurar a parte sonora. Gerhard Doderer doa estes 10 mil euros com a condição de que o restauro sonoro seja feito pelo especialista Greert Kaarman, sob acompanhamento da organóloga Luzia Rocha.

O prazo estipulado para a restauração são 18 meses, devendo o município publicar uma monografia com registo sonoro, em formato CD.

- Publicidade -

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome