Torres Novas | Pedro Barroso desafia Riachos a criar espaço para o seu espólio (c/vídeo)

Pedro Barroso foi um dos homenageados nos 95 anos da freguesia de Riachos Foto: mediotejo.net

O músico Pedro Barroso foi um dos homenageados com a medalha de mérito da freguesia de Riachos, Torres Novas, que na quinta-feira, dia 23 de agosto, celebrou os seus 95 anos. Lembrando a sua extensa carreira e o momento de saúde delicado que viveu recentemente, o artista deixou a “dica” à autarquia para que pense num destino para o seu extenso espólio.

Com uma carreira que passou por vários palcos internacionais, Pedro Barroso começou por referir que “sempre em todos esses espaços ensinei a soletrar a palavra Riachos”, terra que se tornou sua ainda bebé.

“Tenho muitas medalhas”, comentou, entre outras condecorações e homenagens, assim como os arquivos de várias décadas de trabalho, pelo que o artista se dirigiu a José Júlio Ferreira, presidente de Riachos, e afirmou: “senhor presidente não sei de que está à espera”, “não me cabem em casa posters de três metros”.

PUB

“Um dia espero que haja nesta terra, que é minha, espaço para todo o acervo”, afirmou, referindo que já teve propostas de outras localidades, mas que a sua preferência é que o seu espólio fique na terra. “Tem que ser aqui em Riachos”, reiterou, “quero que esse acervo fique todo aqui nesta terra que é a minha terra”.

Condecoração 95 anos de Riachos. Pedro Barroso

Publicado por mediotejo.net em Quinta-feira, 23 de Agosto de 2018

Para além de Pedro Barroso foram homenageados o autarca Carlos Tomé, os dirigentes associativos Francisco Ventura e Pedro Santos, o ex-presidente da junta de Riachos Manuel Cardoso, a empresa AgroGraça e o jornal O Riachense.

No seu discurso inicial, José Júlio enumerou as várias necessidades da freguesia e as promessas feitas por Torres Novas para várias obras. “Está aí o relvado sintético, mas no resto ainda pouco se” fez, afirmou, manifestando expectativa que daqui por um ano possam estar mais obras concluídas.

Todas as forças políticas com assento na assembleia de freguesia intervieram, assim como o presidente da Assembleia Municipal, José Trincão Marques, que salientou a importância das freguesias no exercício democrático. Da parte do presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira, este reconheceu apenas que foram assumidos vários projetos até ao final do mandato, como a requalificação da Casa do Povo de Riachos e do antigo Mercado, a ligação à A23 ou uma nova utilização para a antiga sede da Sópovo. “Não existem freguesias mais importantes que outras”, afirmou.

Este sábado, dia 25, as celebrações dos 95 anos da freguesia de Riachos continuam, com um concerto da fadista riachense Teresa Tapadas no Largo da Igreja velha, pelas 22h00, depois da atuação de Art & NaR.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here