Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Maio 13, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas | Obra da envolvente do Almonda Parque é inaugurada dia 25 de abril (c/áudio)

A reabilitação da envolvente do Almonda Parque vai ser inaugurada este domingo, dia 25 de abril, pelas 09h00, depois do içar da bandeira na praça 5 de outubro. Pelas 11h00 decorre no Teatro Virgínia um concerto de Fernando Tordo. O município marca assim mais um aniversário do fim da ditadura.

- Publicidade -

“Ficou uma obra muito bonita”, adiantou o presidente da Câmara, Pedro Ferreira (PS), ao mediotejo.net, confirmando que a empreitada vai ser inaugurada no próximo domingo, no âmbito das celebrações do 25 de abril. Após a inauguração, o grupo segue para a Praça dos Claras, onde vão decorrer os discursos oficiais comemorativos da data.

- Publicidade -

 

“O Almonda Parque era uma zona descaracterizada”, explicou o autarca, admitindo que a envolvente era inclusive “feia”, o que não se deseja para um centro histórico. “Um centro histórico queremos ver reabilitado” e, frisou, “bonito”.

Foi nesta “estratégia de embelezamento” que o município apostou, criando espaços de circulação pedestre e de bicicleta, contribuindo para um melhor usufruto da baixa torrejana. A “zona ficou muito harmoniosa”, considerou.

Almonda Parque representou um investimento na ordem de um milhão de euros. Foto: CM Torres Novas

A obra custou 1.056.044,18 euros, acrescido de IVA, sendo financiada a 1.033.751,15 euros por fundos europeus do Portugal 2020. Na prática construiu-se um parque público, com uma nova ponte da Bácora, havendo ainda intervenção no Moinho dos Duques, nos arruamentos, e incorporando a ciclovia. Foi também requalificada a zona da Tarambola.

Novo espaço é inaugurado este domingo, dia 25 de abril. Foto: CM Torres novas

Esta zona faz ligação direta à Central do Caldeirão, edifício antigo que também estão a ser alvo de uma requalificação com o mesmo programa de financiamento comunitário, cuja obra “está a andar a bom ritmo”. O presidente prevê que dentro de um a dois meses também este projeto esteja concluído, oferecendo toda um novo espaço público, para passeio e comércio, à cidade de Torres Novas.

Projeto Almonda Parque. Foto: CM Torres Novas

Ainda dentro das comemorações do 25 de abril, este sábado, dia 24, pelas 16h00, decorre no facebook do município de Torres Novas um webinar sobre “Conversas sobre 25 de abril”. Depois da inauguração da obra do Parque Almonda, pelas 11h00 decorre um concerto de Fernando Tordo no Teatro Virgínia, com entrada gratuita.

De 23 a 30 de abril decorre, nas rotundas do concelho, uma exposição de trabalhos escolares sobre o 25 de abril. Decorre também a exposição virtual “Os bichos de abril”, no site do município.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome