Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Novembro 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas | Museu Municipal integra rede de associações de museologia

Na reunião camarária de 9 de março foi aprovada a adesão do município de Torres Novas, através do Museu Municipal Carlos Reis, às associações ICOM (International Council of Museums), APOM (Associação Portuguesa de Museologia) e NEMO (Network of Museum Organisation).

- Publicidade -

Segundo informação municipal, a adesão a estas associações vai permitir ao Museu Municipal Carlos Reis (MMCR) “ter um acesso alargado à divulgação de programas de apoio, legislação e outros diplomas, nacionais e internacionais, relacionados com museus e património cultural, bem como ter maior facilidade no estabelecimento de parcerias com congéneres nacionais e estrangeiros, no reconhecimento do museu pelos seus pares e na presença do MMCR nos mais atuais fóruns de discussão da museologia”.

Ao aderir a estas três associações, o município de Torres Novas, através do Museu Municipal, tem obrigação de pagamento anual de cotas, que no ano de 2021 atingem um valor total de 928 euros (518 euros para o ICOM, 160 euros para a APOM e 250 euros para a NEMO), adianta.

- Publicidade -

A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) foi fundada em 1965 com o objetivo de servir a comunidade de profissionais de museus Portugueses, de promover o conhecimento de Museologia, dos seus dos domínios científicos e técnicos, através da realização reuniões e visitas de estudo, conferências, exposições e publicações. Atualmente conta com cerca de 200 sócios individuais e 10 sócios institucionais, sendo a primeira organização profissional ligada a Museus a ser fundada em Portugal.

O Conselho Internacional de Museus (ICOM), criado em 1946, é a organização mundial dos museus e dos profissionais de museus, dedicando-se à promoção e proteção do património natural e cultural, presente e futuro, material e imaterial, contando com mais de 35 mil membros em 135 países. O ICOM é uma organização não−governamental (ONG), que mantem uma relação formal com a UNESCO e tem estatuto de órgão consultivo do Conselho Económico e Social das Nações Unidas.

O NEMO (Network of Museum Organisation), fundado em 1992, é uma rede independente de museus que conta com mais de 30 mil museus em 40 países da Europa, tendo como missão promover a informação, conhecimento, rede e oportunidades para cooperação entre as várias instituições museológicas da Europa.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome