Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Julho 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas | Município lança campanha de apoio à economia local

A Câmara Municipal de Torres Novas aprovou em reunião de executivo duas campanhas de descontos no valor global inicial de 50 mil euros que pretendem ajudar a combater as consequências económicas da pandemia. Ambas as campanhas foram aprovadas por unanimidade, não obstante o Bloco de Esquerda (BE) ter apontado que já fizera ambas as sugestões há um ano e feito notar que a resposta municipal “peca por tardia”. 

- Publicidade -

A primeira campanha aprovada chama-se “Torres Novas Dá um Desconto” e vai estar em vigor entre 12 de julho e 31 de agosto. Esta iniciativa visa apoiar atividades económicas como restauração, alojamento e serviços, que apresentaram quebras significativas devido à pandemia Covid-19.

Através da emissão de cartões de cinco euros e 10 euros, que podem ser adquiridos pelos munícipes por metade do valor, esta iniciativa tem como objetivo incentivar o consumo e apelar à sustentabilidade da economia local.

- Publicidade -

Podem aderir os estabelecimentos do concelho de Torres Novas que apresentem Classificação das Atividades Económicas (CAE), nomeadamente: alojamento; restauração e similares; agências de viagem; atividades de operadores turísticos; atividades de ginásio e fitness; reparação de calçado e de artigos de couro; lavagem e limpeza a seco de têxteis e peles; salões de cabeleireiro e institutos de beleza; atividades de tatuagem e similares.

A adesão dos estabelecimentos até aberta até 31 de julho. Os interessados em adquirir os cartões (de 5 euros e 10 euros pelo valor de 2,50 euros e 5 euros respetivamente) a partir do dia 12 de julho no serviço de Tesouraria do Município de Torres Novas. Só podem ser adquiridos cartões num valor máximo de 15 euros, que se traduzem num valor de 30 euros, sendo que todas as compras/consumos efetuados devem ser de valor igual ou superior ao valor do mesmo, não havendo lugar a troco ou reembolso, adianta informação disponibilizada pela Câmara de Torres Novas.

A segunda campanha aprovada designa-se “Torres Novas Dá uma Renda” e tem por objetivo apoiar a manutenção dos pequenos negócios a nível local com quebras significativas devido ao confinamento de 2021 ou mesmo encerramento. O pacote global aprovado para esta medida é de 20 mil euros, podendo o município apoiar com até 500 euros de renda por estabelecimento.

Quem desejar aderir deve fazê-lo entre 28 de junho e 9 de julho, devendo apresentar  declaração de início de atividade e recibo de pagamento de renda/ prestação.

Para mais informações e respetivos formulários sobre ambas as campanhas deve-se contactar o município ou aceder à página eletrónica do mesmo.

O presidente da Câmara, Pedro Ferreira (PS), apresentou ambas as campanhas na sessão de 16 de junho, tendo obtido o apoio da oposição. A vereadora do BE, Helena Pinto, não poupou, porém, nas críticas, lembrando que o seu partido já apresentara há um ano, em assembleia municipal, uma proposta de um pacote de medidas de apoio às empresas. Considerou por tal que as campanhas chegam atrasadas no tempo.

No “Torres Novas Dá um Desconto”, Helena Pinto apontou que o município vai investir apenas 30 mil euros em vales, o que se traduz em cerca de 60 mil euros em circulação de dinheiro. Para a autarca, o montante é diminuto para a economia local, considerando que deveria ascender os 200 mil euros.

As mesmas críticas sucederam no “Torres Novas Dá uma Renda”, não obstante Pedro Ferreira ter argumentado que há espaço ao apoio de 40 estabelecimentos e que a medida pode ser ampliada, se assim for necessário. Helena Pinto terminaria a apelar que se alarguem as campanhas no tempo.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome