As ruínas romanas de Villa Cardillium, em Torres Novas, vão ser alvo de um projeto de valorização, visando conferir uma maior dignidade a este Monumento Nacional e melhorar a experiência dos visitantes. No total, informa nota de imprensa do município torrejano, serão investidos 370 mil euros, acrescidos de IVA.
A abertura do concurso para esta obra foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara de 9 de fevereiro. Segundo a informação, o projeto inclui uma componente de conservação e restauro dos mosaicos e estruturas arqueológicas (que tem como valor base 153 mil euros + IVA), bem como a requalificação do edifício de acolhimento e enquadramento paisagístico das ruínas e delineamento de percurso de visita, com um custo previsto de 217 mil euros + IVA. O prazo de execução estimado é de 120 dias.
Pretende-se criar um centro de interpretação com uma exposição permanente, bem como uma nova zona de receção, casas de banho e estruturas de apoio. O projeto inclui ainda intervenções no âmbito da eficiência energética e da arquitetura paisagística, bem como a criação de circuitos de visita com passadiços em madeira, conclui a mesma nota informativa.
Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita