- Publicidade -

Terça-feira, Dezembro 7, 2021
- Publicidade -

Torres Novas | Município assinala Jornadas Europeias com visita ao castelo

O Município de Torres Novas vai assinalar as Jornadas Europeias do Património 2020 com diversas iniciativas ao longo dos dias 25, 26 e 27 de setembro. Subordinadas este ano ao tema “Património e Educação”, estas Jornadas pretendem sensibilizar para o papel que estas duas áreas têm na sociedade, bem como a sua ligação entre si. No caso de Torres Novas, o programa inclui iniciativas online, através da rede social Facebook, mas também presenciais, como é o caso de uma visita ao castelo.

- Publicidade -

No primeiro dia de Jornadas, 25 de setembro, o dia começa com a apresentação da obra “Retrato de Alfredo Bensaúde”, de Carlos Reis. Numa parceria com a Casa-Estúdio Carlos Relvas, a apresentação vai ser decorrer pelas 10h30 no Facebook do Museu Municipal Carlos Reis.

Mais tarde, pelas 19h00, na mesma página online vai acontecer o lançamento do vídeo “Das pedras nascem estórias”, do grupo Toque de Midas – Serviços Educativos em Rede.

- Publicidade -

Já no segundo dia, 26 de setembro, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes vai acolher a iniciativa de promoção da arte “(A)Riscar o Património”, com os Urban Sketchers de Torres Novas. Uma atividade que vai decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e cujos interessados devem realizar inscrição através do e-mail usk.torresnovas@gmail.com .

Pela noite, o destino é o Teatro Virgínia, onde vai poder assistir a performances a partir da poesia de Mário Sá Carneiro e do património local dinamizadas pelo Atelier Teatral dos Miúdos e pelo Grupo de Teatro Juvenil do Virgínia. O espetáculo tem hora marcada para as 21h30 e os bilhetes para poder assistir estão disponíveis a partir de 22 de setembro.

O último dia de Jornadas Europeias do Património 2020 no concelho de Torres Novas encerram no dia 27 com uma visita comentada ao castelo, pelas 10h30 (as inscrições podem ser realizadas através do e-mail museu.municipal@cm-torresnovas.pt) e com o lançamento do livro “O concelho de Torres Novas no início de Oitocentos”, de Ricardo Varela Raimundo, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, pelas 16h00 (inscrições através do e-mail gepe@cm-torresnovas.pt).

Foto: CM Torres Novas

As Jornadas Europeias do Património 2020, este ano subordinadas ao tema “Património e Educação”, são coordenadas pela Direção Geral do Património Cultural e têm como propósito sensibilizar os cidadãos europeus para a importância de salvaguardar o património.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome