Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Torres Novas | Grutas de Lapas fecha até setembro para valorização

A Câmara de Torres Novas apresentou no dia 22 de abril o projeto de valorização das Grutas de Lapas. O espaço, localizado na aldeia de Lapas, encerra esta terça-feira, dia 2 de maio, para uma empreitada de alteração do acesso, montagem de um centro de interpretação e intervenção nas galerias, estimada em 70 mil euros. O projeto geral prevê ainda um circuito pelo interior das grutas e pela aldeia, uma sondagem arqueológica, uma monografia e roteiros de apoio. O objetivo é reabrir em setembro.

- Publicidade -

As grutas artificiais de Lapas – resultado de escavações ao longo dos séculos para extrair o tufo calcário para a construção civil – são visitadas anualmente por uma média de 3 mil pessoas, adiantaram os serviços municipais ao mediotejo.net. Com esta intervenção o objetivo é valorizar turisticamente a aldeia e aumentar o número de visitantes, que atualmente já inclui alguns núcleos estrangeiros.

A sessão de apresentação encheu o auditório da Taberna do Aspirante, com os técnicos municipais a apelarem à população presente por ajuda em todo o processo que se inicia. Quem tiver documentos, fotografias, objetos, utensílios, desenhos ou conhecimentos sobre a extensão real das galerias (muitas das casas da aldeia terão ocupado outras galerias) deve comunicar aos serviços, para assim ajudar ao mapeamento e à construção do centro de interpretação.

- Publicidade -

Grutas foram escavadas ao longo dos séculos para extrair tufo calcário. Foto: mediotejo.net

“Queremos que seja um processo que envolva todos”, começou por mencionar um dos responsáveis pelo projeto de valorização, Jorge Simões. O trabalho de topografia e cartografia tem vindo a ser realizado desde 2009, mas o projeto só este ano ficou concluído, apresentando-se uma candidatura à medida Renovação de Aldeias – ADIRN – PDR 2020, até ao momento sem resposta. Ainda assim o município decidiu avançar com a intervenção.

Segundo Jorge Simões, para além de aumentar o número de visitantes, pretende-se preservar o património e melhorar a segurança do local. O acesso será alterado para uma rua paralela, através de uma anexo adquiro para o efeito, onde será montado o centro de interpretação. Serão também realizados trabalhos de sustentação das galerias, implementação de plano de emergência e instalação de iluminação LED. Neste processo estão previstas sondagens arqueológicas, com a equipa a alimentar alguma expetativa em achados que possam potenciar o local.

O projeto inclui ainda a promoção das Galerias, com brochuras, uma monografia e roteiros de apoio. Associada à visita às Grutas pretende-se a criação de um circuito pela aldeia. O jardim atual será remodelado e calcetado e serão instalados WCs.

Apesar de ainda não haver dinheiro europeu, o município decidiu avançar, encerrando este dia 2 de maio as Grutas. As obras devem arrancar durante este mês, com 90 dias de execução. A reabertura está prevista para setembro, a tempo das Jornadas Europeias do Património.

O acesso às Grutas será livre, dinamizado pelo Turismo e aberto a iniciativas variadas no seu interior.

No final da sessão, tanto o presidente da Câmara, Pedro Ferreira, como o presidente da junta de São Pedro, Lapas e Ribeira Branca, Júlio Clérigo, agradeceram a Vítor Cartaxo, um habitante local que há 30 anos guia de forma informal quem deseja visitar o espaço.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here