Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas | Formação em Boccia a 16 de novembro

A Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto (PCAND), em colaboração com o Centro de Reabilitação e Integração Torrejano (CRIT) e a Câmara Municipal de Torres Novas, promove mais uma edição do projeto “Semear Boccia”. Esta formação tem lugar a 16 de novembro, uma quarta-feira, no Palácio dos Desportos, em Torres Novas, entre as 9h30 e as 18 horas.

- Publicidade -

O Boccia foi introduzido em Portugal em Maio de 1983, durante um curso de desporto para pessoas com paralisia cerebral, organizado pela Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral. Integrou pela primeira vez os Jogos Paralímpicos em Nova Iorque, em 1984, iniciando-se um período de grande desenvolvimento, passando a existir competições internacionais anuais importantes.

O Boccio é um jogo com influências da petanca. Segundo a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência é um desporto “de precisão, em que são arremessadas bolas, seis de couro azuis e seis vermelhas, com o objectivo de as colocar o mais perto possível de uma bola branca chamada de “jack” ou bola alvo. É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores. Está modalidade pode ser disputada de forma individual, pares ou por equipas”.

- Publicidade -

Segundo a organização, o projeto “Semear o Boccia” procura assegurar a continuidade da formação de recursos humanos nesta prática desportiva, “na sequência de terem chegado à PCAND vários pedidos de ações formativas, em diversos locais e para diferentes públicos-alvo, a fim de colmatar as necessidades de formação de recursos humanos na modalidade”.

A formação tem um limite de 75 inscritos. Destina-se sobretudo a técnicos desportivos, professores de associações, clubes e IPSS, técnicos municipais e voluntários. Ao longo de todo o dia 16 de novembro pretende-se formar novos técnicos desta modalidade e consciencializar os atores sociais sobre os benefícios da prática da modalidade.

O programa da formação inclui desde os princípios básicos do Boccia, técnicas e estratégias, organização interna e organização de provas. Para mais informações deve-se contactar a PCAND ou o CRIT.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here