Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas | Figo preto é rei até 5 de outubro no Mercado dos Frutos Secos (C/VIDEO)

Os preparativos já foram ultimados para a a realização do mercado onde a atração principal são os frutos secos e onde o figo preto de Torres Novas, ex-libris do município, é rei. São 34 os expositores a serem visitados na Praça dos Claras entre os dias 1 e 5 de outubro. António Ferreira, Chefe Divisão da Área de Ambiente, Mercados e Feiras da Câmara Municipal de Torres Novas, falou ao mediotejo.net em boas expectativas num ano que, embora ainda pandémico, já vai permitir a entrada a 150 pessoas em simultâneo ao invés das 30 do ano passado.

- Publicidade -

Entre caixotes a serem carregados, bancadas montadas e as disposições dos produtos a serem constantemente alteradas de modo a torná-los o mais aliciantes possível para os visitantes, foi-se compondo na manhã de quinta-feira o Mercado de Frutos Secos, modelo que visa dar uma alternativa à tradicional Feira Nacional dos Frutos Secos de Torres Novas que, uma vez mais, não se realiza nos moldes habituais devido aos constrangimentos da pandemia.

O Merca de Frutos Secos, em Torres Novas, decorre na Praça dos Claras entre os dias 1 e 5 de outubro. Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

Mário Faustino, produtor de figo e vendedor de frutos secos Torres Novas, afirmou ter boas expectativas para a edição do mercado deste ano, uma vez que houve uma boa colheita, principalmente ao nível do figo preto de Torres Novas e do figo pingo de mel. Este que é um dos comerciantes mais ativos do setor em Torres Novas enalteceu a organização do certame e a compreensão das pessoas, afirmando também que os preços dos produtos são idênticos aos do ano transato e exemplifica: figo preto de Torres Novas é 3€/kg e passa de uva sem grainha pode ser levada pelos visitantes pelo preço de 12€/kg.

António Ferreira, Chefe Divisão da Área de Ambiente, Mercados e Feiras da Câmara Municipal de Torres Novas, corrobora as boas expectativas, na medida em que foram aligeiradas as medidas de contenção e que, em vez dos 30 visitantes do ano passado, é agora permitida a presença de 150 pessoas no recinto, o que vai permitir filas de espera mais pequenas. 

“A versão que desenvolvemos no ano passado teve uma agradável surpresa sobretudo para os expositores e vendedores, uma vez que venderam bastantes frutos secos porque as pessoas vinham apenas para comprar os frutos secos que lhes fazem falta, sobretudo na quadra natalícia (…)”, disse António Ferreira ao nosso jornal.

Foto: mediotejo.net

O funcionário municipal referiu ainda uma adaptação contínua a novas realidades, onde o desejo é que “as coisas continuem a melhorar como têm vindo a melhorar, no sentido de nós de futuro voltarmos à nossa feira de frutos secos com uma dimensão maior, com mais valias, em termos de artesanato e de outros produtos complementares”.

Este ano com 34 expositores – número ligeiramente superior ao ano transato – o Mercado de Frutos Secos vai funcionar na Praça dos Claras, das 17h00 às 21h00 na sexta e segunda-feira e das 09h00 às 21h00 no sábado, domingo e feriado. A entrada é gratuita mas limitada à lotação do recinto. O uso de máscara é obrigatório.

No domingo à tarde, dia 3, a partir da Praça 5 de Outubro, terá lugar a emissão da TVI do programa “Somos Portugal”, pelo que o município realiza alguns condicionamentos de trânsito: de 1 a 5 de outubro não é permitida a circulação na rua dos Cides; dia 2 e 3 de outubro não é permitido o estacionamento nem a circulação na Praça 5 de outubro, rua Gil Pais e rua General António César Vasconcelos; dia 3 de outubro não é permitida a circulação na rua 1º de dezembro.

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome