Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas | Feira de Época dedicada à memória do cosmógrafo Manuel de Figueiredo

“A Medição do Mundo – Manuel de Figueiredo, cosmógrafo de Portugal” é o tema da oitava edição das Memórias da História, a feira de época de Torres Novas. De 1 a 4 de junho, o centro histórico da cidade recua até ao século XVII, para lembrar novamente alguns dos episódios que marcaram a sua História. Este ano o evento alarga-se até ao Jardim das Rosas.

- Publicidade -

“Início de seiscentos: Manuel de Figueiredo, cosmógrafo-mor do Reino, visita Torres Novas, a sua terra. Traz consigo novidades e maravilhas dos novos mundos e espanta os torrejanos com a explicação das artes, da matemática, da astronomia e da navegação. A vila vê, pela primeira vez, mapas e astrolábios. Portugal começa a sonhar ser livre, de novo”, refere a síntese promocional do evento.

Com este cenário, a feira de época (a designação de “medieval” contempla o período histórico de V d.C a XV d.C., não se adequando por tal a este contexto) vai contar com recriação histórica, atividades lúdicas, performances musicais e teatrais. Entre as principais novidades deste ano está o alargamento do recinto da feira até ao Jardim das Rosas, e a criação de novas áreas temáticas, incluindo uma zona especialmente dedicada aos mais pequenos e para apoio às famílias.

- Publicidade -

As pulseiras livre-trânsito estão em pré-venda de 26 de abril a 24 de maio, pelo valor de 3,5 euros para os quatro dias, na tesouraria da Câmara Municipal, Piscinas Municipais, Teatro Virgínia, juntas de freguesia, Agriloja de Torres Novas, loja do AKi no Torreshopping e na loja do Pingo Doce em Riachos.

Estão já abertas também as inscrições para voluntários. Todas as pessoas que gostem de trabalhar em equipa e tenham vontade de participar de forma ativa no evento podem inscrever-se para as seguintes áreas:  Jogos Tradicionais, Produção, Área Militar, Montagens / Desmontagens, Controlo de Entradas, Guarda Roupa, Postigo da Traição | Gafaria (figurantes), Cavaleiros (figurantes), Momentos recriação (Figurantes), Baile e Atelier de costura. As inscrições podem ser efetuadas até 25 de abril.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here