Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas | Famílias com dependentes têm redução no IMI

A Câmara Municipal de Torres Novas aprovou, por maioria, a adesão ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) familiar, na reunião ordinária privada do dia 2 de outubro, com uma abstenção Bloco de Esquerda (BE), representado por Roberto Barata.

O plano IMI Familiar é aplicado a famílias com um, dois, três ou mais dependentes a cargo, sendo aplicados os descontos de 20 euros por um filho, 40 euros por dois filhos e 70 euros por três ou mais filhos.

O município aprovou também o IMI geral por maioria, com o voto contra do BE, nomeadamente a manutenção da taxa em 0,38%. Foi também aprovada por unanimidade a majoração (triplo) da taxa aplicável aos prédios em ruínas.

Segundo nota de imprensa do BE, este havia proposto uma redução para 0,33%, “uma proposta equilibrada, que permite a arrecadação de receitas por parte da CM em valores próximos dos valores de 2017 e ao mesmo tempo permite a reposição de rendimentos por parte dos munícipes”. “O BE lamenta que PS e PSD só se lembrem das pessoas em ano de eleições”, refere.

Na mesma sessão foi ainda aprovada por unanimidade a participação variável no Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (participação a receber em 2020) em 5%, a taxa municipal de direitos de passagem (estabelecimento da taxa para 2019) em 0,25% e, na derrama (taxas a aplicar em 2019), a taxa de 1,5%, bem como o lançamento de uma derrama reduzida de 0,01% (a aplicar a reduzida aos sujeitos passivos com volume de negócios que não ultrapasse os 150 mil euros).

Estas taxas têm ainda que ser aprovadas pela Assembleia Municipal.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome