Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sexta-feira, Julho 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas: Desfile da Bênção do Gado encheu as ruas de Riachos (c/vídeo)

A organização tinha apenas 25 inscrições oficializadas, mas foram pelo menos meia centena as representações de coletividades, casas comerciais e industriais e casas agrícolas que desfilaram este domingo, 31 de julho, por Riachos, recebendo a bênção do pároco a animais e máquinas agrícolas. O desfile é o momento alto dos festejos populares da Bênção do Gado, que termina segunda-feira, 1 de agosto, com a procissão de regresso da imagem do Senhor Jesus dos Lavradores a Torres Novas.

- Publicidade -

Rancho também pediu a sua bênção. foto mediotejo.net
Rancho também pediu a sua bênção. Foto: mediotejo.net

Mas nem tudo é como antigamente. As juntas de bois são alugadas e os animais a benzer foram substituídos por máquinas. A Igreja de Riachos está aberta à visitação do Senhor Jesus de Lavradores, que ali chegou na sexta-feira, 29 de julho, e só regressa a Torres Novas a 1 de agosto. A sua cruz, no entanto, vem também ela no desfile, transportada por um carro de bois da junta de freguesia. A paragem junto à tribuna do pároco é obrigatória e são trocadas algumas palavras antes de se prosseguir com a conclusão dos três quilómetros de desfile.

- Publicidade -

dezenas de máquinas agrícolas fecharam o desfile. foto mediotejo.net
Dezenas de máquinas agrícolas fecharam o desfile. Foto: mediotejo.net

“É um desfile mais concorrido que há quatro anos”, referiu um dos membros da organização ao mediotejo.net, sem saber precisar números. As comissões mudam a cada quatro anos, periodicidade estabelecida para a Bênção, e é difícil fazer comparações. Os carros foram chegando, os campinos e os cavaleiros, as crianças e as charretes, os grades tratores e as debulhadoras, e muitos nem preencheram a folha de inscrição.

Foto: mediotejo.net
Foto: mediotejo.net

O desfile passa e alguns produtores oferecem legumes e frutas a quem o deseja. Um produtor de tomates atira vários quilos para o público. As ruas estão decoradas com centenas de flores, as casas com pinturas alusivas às atividades agrícolas, houve quem expusesse antigos equipamentos agrícolas à porta de casa. Nas bermas, ou já na estrada, centenas de pessoas assistiram ao desfile, algumas trajadas à época.

A Bênção do Gado regressa em 2020.

juntas de Bois foram alugadas para conseguir recriar as antigas tradições agrícolas de Riachos. foto mediotejo.net
Juntas de Bois foram alugadas para recriar as antigas tradições agrícolas de Riachos. Foto: mediotejo.net

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome