- Publicidade -

Quarta-feira, Janeiro 26, 2022
- Publicidade -

Torres Novas | Descendentes dos mortos da I Guerra Mundial vão a França

Uma comitiva com descendentes dos torrejanos falecidos em combate durante a I Guerra Mundial vai estar presente este fim de semana, entre 7 e 9 de abril, nas cerimónias oficias da batalha de La Lys, em Paris, França.

- Publicidade -

A informação foi avançada pela vereadora Elvira Sequeira (PS) na reunião camarária de 3 de março, terça-feira. França encontra-se a homenagear os portugueses mortos na I Guerra Mundial, com vários eventos a decorrer entre 6 de abril e 7 de maio.

O ponto alto realiza-se na segunda-feira, 9 de abril, centenário da batalha de La Lys, com uma cerimónia no cemitério militar português de Richebourg L’Avoué, um evento inscrito no programa oficial francês do Centenário da Primeira Guerra Mundial.

- Publicidade -

Segundo Elvira Sequeira, o município vai estar representado este fim de semana no programa celebrativo e nas cerimónias em Richebourg L’Avoué, levando um conjunto de descendentes dos torrejanos falecidos em combate. A comitiva torrejana será também recebida na Câmara de Paris.

A batalha de La Lys decorreu a 9 de abril de 1918, sendo considerado o maior desastre militar português desde Alcácer-Quibir (1578). A 2ª divisão do Corpo Expedicionário Português (CEP), cerca de 20 mil homens, sofreu pesadas baixas com o ataque das tropas alemãs, nos finais da I Guerra Mundial.

- Publicidade -

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome