- Publicidade -

Sábado, Janeiro 22, 2022
- Publicidade -

Torres Novas | CDU constatou diminuição dos serviços públicos no concelho

No sábado, 1 de abril, as VII Jornadas Autárquicas da CDU foram dedicadas aos serviços públicos. Os deputados municipais e elementos do partido percorreram Alcorochel e Brogueira, com a presença de Manuel José Soares da Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo e do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos. A diminuição de serviços públicos em resultado da extinção das freguesias foi uma das conclusões deste circuito.

- Publicidade -

Em comunicado de imprensa após esta visita, a CDU de Torres Novas faz saber que “os serviços públicos são indispensáveis para que todos os cidadãos do concelho de Torres Novas tenham acesso aos bens e serviços fundamentais para a sua vida em condições económicas acessíveis. A proximidade dos serviços é um factor essencial para o acesso universal, condição fundamental quando se fala de um serviço público”.

No decorrer desta etapa das Jornadas, a CDU concluiu que “existem muitos constrangimentos na prestação dos serviços públicos, para a qual também contribuiu a extinção das freguesias. A redução do horário de abertura das Juntas de Freguesia para períodos da manhã ou para dois dias por semana, criaram dificuldades às pessoas em particular as mais idosas, as que mais necessitam”.

- Publicidade -

A saúde também foi outro dos temas abordados, discutindo-se a falta de recursos humanos, em particular médicos, e o encerramento de várias farmácias, que se concentram nas cidades. “Apesar de retorno de alguns serviços hospitalares, muito fruto da luta consequente das populações, registe-se que continuam por valorizar os cuidados na Urgência e a dinamização de algumas especialidades com o objectivo de reduzir as listas de espera em consultas, cirurgias e meios complementares de diagnóstico e terapêutica”, refere.

O partido refere ainda a necessidade de alargar as linhas dos TUT (transportes urbanos) às localidades que não dispõem de outros transportes. “Continua a verificar-se uma degradação da rede viária um pouco por todo o concelho. Tivemos oportunidade de verificar que a estrada que liga Alcorochel à Charneca e a estrada do Alto Pina em Alcorochel, se encontram num estado lastimável sendo bons ( maus) exemplos do estado degradante da rede viária municipal”, continua.

- Publicidade -

“Falar de serviços públicos, é também falar da distribuição postal, recolha do lixo, cujas deficiências são aqui e ali identificadas; das escolas que encerraram, das extensões de saúde que fecharam e das que funcionam deficientemente”, frisa.

As Jornadas de sábado concluíram assim que a diminuição de serviços públicos contribui ainda mais para a desertificação das aldeias.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome