- Publicidade -

Terça-feira, Janeiro 25, 2022
- Publicidade -

Torres Novas | Câmara Municipal pediu esclarecimentos à Renova

O município de Torres Novas informou esta quarta-feira, 22 de fevereiro, ter pedido esclarecimentos à empresa Renova, em consequência da descarga de pasta de papel verificada a 17 de fevereiro na Zibreira.

- Publicidade -

No texto do município pode ler-se que “no seguimento dos registos fotográficos e depoimentos que vieram a público no passado fim de semana e que evidenciavam um foco de poluição no rio Almonda na localidade de Zibreira, a Câmara Municipal de Torres Novas, através do seu presidente, Pedro Ferreira, contactou de imediato a administração da empresa Renova, de forma a obter esclarecimentos sobre o sucedido”.

“A empresa Renova informou ter-se tratado de uma anomalia técnica e reportou igualmente o incidente à APA – Agência Portuguesa do Ambiente afirmando que durante a manhã de 17 de fevereiro «ocorreu uma falha num processo de controlo que motivou a entrada de uma quantidade anómala de espuma e fibras de celulose no tratamento de efluentes, o que, face às quantidades envolvidas, provocou um desequilíbrio, com degradação visível da qualidade do efluente tratado. As consequências desta anomalia, resolvida no próprio dia, vieram a ser visíveis no leito do rio a partir da tarde de sexta-feira. Face à ocorrência iniciamos pela manhã de sábado e durante o dia de domingo a recolha da espuma e fibra sobrenadante derramada no dia anterior no sentido de repor as condições naturais no leito do rio. Neste momento todos os processos estão controlados e a ETAR a funcionar dentro dos parâmetros exigidos.»”, continua.

- Publicidade -

A Câmara de Torres Novas termina referindo que vai continuar a acompanhar situações deste teor “com especial atenção, reiterando a sua preocupação com as questões ambientais”.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome