Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Outubro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas | Calendário da UDR Zona Alta anuncia II Night Trail a 31 de agosto

Após o sucesso do primeiro Torres Novas Night Trail, organizado pela União Desportiva e Recreativa da Zona Alta, a segunda edição realiza-se no dia 31 de agosto com um trail longo (25 quilómetros), um trail curto (15 quilómetros) e uma caminhada (10 quilómetros) que terá passagem por algumas aldeias do concelho, anunciou o clube torrejano.

- Publicidade -

Entre outras novidades, a edição do Night Trail em 2019 faz parte do recentemente criado Circuito Trail do Ribatejo, do qual a Zona Alta é co-fundadora.

O II Torres Novas Night Trail, que terá lugar no último dia de agosto de 2019, mantém cerca de 60% das características da primeira edição. Haverá algumas novidades como distâncias mais longas, passagem pelas aldeias de Ribeira Ruiva, Ribeira Branca e Casal da Pinheira e por alguns açudes que alimentavam as azenhas centenárias do Rio Almonda. Irão manter-se as famosas passagens nas Grutas das Lapas, Quinta de S. Gião, Castelo e ruas históricas de Torres Novas. A animação na Praça 5 de Outubro, local de partida e chegada das provas, será outra das apostas.

- Publicidade -

Das equipas de Trail Running do distrito de Santarém, a União Desportiva e Recreativa da Zona Alta, era a única que não tinha o seu próprio evento dedicado à modalidade. A ideia começou a germinar no seio da equipa Zona Alta Trail em meados de 2017, vindo a concretizar-se no dia 1 de setembro de 2018. Para que a prova fosse um sucesso, que mereceu os elogios dos muitos participantes, foi essencial o trabalho da Direção da UDR Zona Alta que contou com o apoio da Câmara Municipal de Torres Novas em termos logísticos e financeiros e de entidades e empresas de renome na região.

E se no início era considerado êxito um total de 300 inscrições, o número foi largamente ultrapassado com 400 presenças efetivas. Com uma organização mais cuidada e mais tempo para delinear a prova, a direção da Zona Alta perspetiva que a edição de 2019 seja ainda melhor, elevando a fasquia para as 500 participações.

“Para tal, a equipa Zona Alta Trail já anda no terreno a delinear novos percursos e a estabelecer contactos para novas parcerias”, pode ler-se, em nota de imprensa, que destaca a “reação dos torrejanos ao saírem à rua para apoiar os atletas, a população de Lapas a bater palmas e a “empurrar” os participantes, e o convívio final na Praça dos Claras”.

A oito meses da prova, fica o registo informativo a toda a população para no último dia de agosto de 2019 saírem à rua para apoiar e incentivar os atletas, assim como para se inscreverem atempadamente no trail ou na caminhada.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome