Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Outubro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas | Biblioteca lança programa de atividades relacionado com o rio Almonda

“Almonda = Al Mundo, um rio à nossa volta” é o nome do programa promovido pela Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, que conta com diversas atividades dirigidas às famílias e à comunidade escolar para o presente ano letivo, onde o tema principal é o rio Almonda e a sua ligação com a biblioteca. A programação para o mês de outubro já foi divulgada.

- Publicidade -

Visando homenagear o rio Almonda e toda a sua envolvente, desde a sua biodiversidade, a sua rota, as espécies que o habitam ou a sua relação com as populações ribeirinhas, o programa “Almonda = Al Mundo”, tem já agendadas diversas atividades para o mês de outubro.

A abrir as hostilidades, no dia 16 de outubro (sáb, 10h30), a Biblioteca Municipal acolhe uma Oficina de Animais do rio Almonda, onde as crianças e famílias são desafias a criar espécies aquáticas do rio Almonda a partir de materiais reutilizáveis. Durante a iniciativa, onde André Letria marcará presença, decorre ainda uma Feira do Livro de Autor (editora Pato Lógico).

- Publicidade -

O Jardim das Rosas é, por seu lado, o local onde vai ser feito o jogo À descoberta de Torres Novas no dia 23 outubro (sáb, 11h). Neste jogo gigante, onde os participantes são os próprios peões, onde vão ser colocadas questões relacionadas com o passado local e com o património histórico, cultural e natural do concelho.

É também este Jardim, a par da própria Biblioteca, o responsável pela apresentação pública do projeto no dia 29 de outubro (sex, 11h). Vai ser colocada uma tela ilustrada pelo desenhador e artista plástico, João Vaz de Carvalho, e apresentado o concurso de ilustração para cartazes onde o mote é “espécies nativas versus espécies invasoras do rio Almonda”. A sessão vai contar ainda com o lançamento e apresentação do livro Os Esgana-gata e outras 900 espécies do Almonda, da autoria de Jorge Salgado Simões e Alexandra Sirgado e com o espetáculo ao ar livre Mostrengos do rio, no Jardim das Rosas, pela mão da Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora.

A terminar a programação do mês de outubro, no dia 30 (sáb, 11h) decorre uma nova sessão do espetáculo Mostrengos do rio. Já durante a parte da tarde (15h30) decorre a Oficina de Ilustração Mostrengos do Rio, onde as crianças e famílias são convidadas a desafiarem a sua imaginação e a criarem e a atribuírem o nome novas espécies a partir de diversas metades das que compõem a bacia do Almonda.

Esta programação é de entrada livre, mas as inscrições prévias são obrigatórias, excetuando para as atividades das manhãs do dia 29 e 30. As inscrições devem ser feitas através do número 249 810 310 ou do email biblioteca@cm-torresnovas.pt.

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome