Torres Novas | BE questiona Governo sobre aterro a céu aberto em Casal das Figueiras

imagens cedidas pelo BE Foto: BE

Os deputados do Bloco de Esquerda (BE) na Assembleia da República – Fabíola Cardoso, Maria Manuel Rola e Nelson Peralta – questionaram esta semana o governo sobre os despejos de resíduos/lamas em terrenos a céu aberto em Casal das Figueiras,  na união de freguesias de Santa Maria Salvador e Santiago, Torres Novas. Em causa, afirmam, estará novamente o nome da empresa Fabrióleo.

No texto a que a nossa redação teve acesso, enviado ao Ministro do Ambiente e Ação Climática, pode ler-se que “o Bloco de Esquerda tem conhecimento que têm sido depositados enormes quantidades de resíduos/lamas em terrenos a céu aberto que se situam no Casal das Figueiras, Pintainhos, Torres Novas. Tudo indica que a sua proveniência é da empresa Fabrióleo, pois os ditos terrenos situam-se mesmo em frente da fábrica, a cerca de 40/50 metros, embora os terrenos e infraestruturas estejam em nome de Softbase – Imobiliária SA. e Copalcis – Companhia Portuguesa de Apoio a Cisternas e Representações Lda”.

Segundo observam os deputados “estas lamas provocam escorrências em grande quantidade e vão todas parar a uma linha de água que se situa mesmo ao fundo desses terrenos, o Ribeiro dos Pintainhos que por sua vez desagua na ribeira da Boa Água e esta última no rio Almonda. A linha de água encontra-se completamente poluída e os cheiros são pestilentos e nauseabundos, tal qual os cheiros provenientes das lamas ali depositado”.

PUB

O BE refere ter conhecimento que o SEPNA já fez várias visitas ao espaço, mas não se  conhece quaisquer respostas ou consequências do seu trabalho. Também a Câmara Municipal de Torres Novas fez várias diligências sobre a situação. Adianta também que o Ministério do Ambiente tem conhecimento desta situação pois ela já foi transmitida por vários meios: via Linha SOS Ambiente, via SEPNA-GNR e via Câmara Municipal de Torres Novas.

São deixadas assim as seguintes questões: Foram efetuadas análises a estas lamas? Que valores foram encontrados?; A empresa Fabrióleo tem alguma licença para depósito de resíduos nos terrenos atrás referidos?; Existe alguma outra empresa ou entidade com autorização para depositar os resíduos?.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here