Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Outubro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas | ‘(a)Riscar o Património’ convida a desenhar trilho ferroviário de “A Rata Cega”

A cidade de Torres Novas – através dos UrbanSketchers Torres Novas – junta-se à oitava edição da iniciativa de promoção artística do “(A)Riscar o Património”, desafiando no sábado, dia 25 de setembro, ao retrato dos trilhos da “Rata Cega”, também chamado “Comboio Menino”, comboio que fazia a ligação ferroviária entre a Estação de Riachos/Torres Novas/Golegã e Alcanena.

- Publicidade -

Integrando igualmente o programa local das Jornadas Europeias do Património, dinamizado pela Câmara Municipal de Torres Novas, o encontro está marcado para as 10h, na Rua Serpa Pinto (n.º33). Segue-se a sessão de desenhos pelas ruas por onde passava este antigo comboio, onde os participantes põem à prova o seu olhar e a sua destreza artística, estando o fim do encontro marcado para as 12h-13h, com a partilha de desenhos e fotografias de grupo.

A inscrição no evento é gratuita mas obrigatória, devendo ser feita através do email usk.torresnovas@gmail.com

- Publicidade -

Este ano sob o tema “Património Inclusivo e Diversificado”, esta iniciativa organizada pela Direção-Geral do Património Cultural, em parceria com os UrbanSketchers Portugal, pretende promover a interação entre o observador/desenhador e o Património nas suas diferentes facetas; quer pelo olhar e registo gráfico de cada um, quer pela partilha de desenhos e descobertas.

O UrbanSketchers Torres Novas é um coletivo de autores que desenham a cidade e o concelho de Torres Novas e os sítios por onde viajam, geralmente em cadernos – os diários gráficos – onde o objetivo é melhorar a observação, aprimorar capacidades e registar memórias.

“O trilho da Rata Cega” já serviu também de título e mote para um livro, da autoria de Paula Silva.

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome