A Águas do Ribatejo lançou concurso público, no valor base de 340 mil euros, para uma obra de reabilitação profunda do Reservatório Elevado das Lapas, no concelho de Torres Novas. A infraestrutura apresenta sinais de degradação ao nível estrutural, dos revestimentos, cuba, circuitos hidráulicos, serralharias e instalações elétricas, adianta nota de imprensa.
Os trabalhos visam garantir a segurança da infraestrutura no reservatório e câmara de manobras, eliminar as perdas de água existentes e melhorar as condições do abastecimento de água à população das Lapas, refere.
Durante o curso dos trabalhos, o abastecimento de água será garantido a partir Estação Elevatória de Tufeiras onde vai ser instalada uma central hidropressora e um medidor de caudal, sendo removidas as bombas existentes e requalificados os atuais circuitos, avança a mesma informação.
O caderno de encargos prevê a melhoria dos acessos ao reservatório das Lapas com uma rampa, estacionamentos para as viaturas operacionais e de visitantes e a vedação do recinto.
A empreitada contempla também o reforço das condições de segurança no fuste para acesso à célula do reservatório elevado e a melhoria de condições de segurança em todo o reservatório com guardas metálicas nos pisos intermédios e novas escadas, guardas e passadiços em Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) com resistência à corrosão e maior durabilidade.
Todas as instalações elétricas vão ser construídas de raiz ao abrigo das novas exigências e cumprindo critérios para reduzir a pegada energética e os respetivos custos ambientais e financeiros, refere ainda a nota de imprensa.
A Águas do Ribatejo estima que o reservatório possa entrar em funcionamento em 2023. O preço base do concurso público é de 340 mil euros.
Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita