Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Junho 13, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Torres Novas | ADIRN promove oficinas temáticas sobre produtos locais

A ADIRN – Associação de Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, em conjunto com o município de Torres Novas e parceiros locais do concelho, vai organizar três oficinas temáticas nas próximas semanas no âmbito da dinamização dos eventos “Da Serra ao Rio”. A iniciativa arranca já esta sexta-feira, em Riachos, com a denominada “Oficina da Terra”.

- Publicidade -

O arranque deste evento dá-se com a “Oficina da Terra” nos dias 7 e 8 de maio, sexta-feira e sábado, seguindo-se a Oficina da Natureza que decorrerá a 21 e 23 de maio, cessando com a Oficina da Tradição e da Modernidade no fim de semana de 18, 19 e 20 de junho.

A Oficina da Terra é a primeira de uma trilogia de experiências da riqueza cultural, gastronómica e turística da região do Médio Tejo e na área de abrangência da ADIRN. O evento decorrerá em Riachos com o objetivo de conduzir a uma promoção de produtos de Turismo Rural, Cultural, Gastronómico e Vinhos.

- Publicidade -

A inauguração do evento inicia-se com a Oficina de Agricultura e Desenvolvimento Rural, no Auditório do Museu Agrícola de Riachos, com a discussão de diversas temáticas, nomeadamente associadas às práticas agrícolas tradicionais, alimentação saudável, o rural, tradições e cultura como Produto Turístico, entre outros, seguindo-se um jantar tradicional com Fados.

No segundo dia do evento, durante o período da manhã, poderá participar na Oficina de Forno a Lenha, na Oficina de Alimentação Saudável ou ainda na Oficina de Harmonização de Vinhos. Segue-se o almoço e em seguida a visita à Adega do Zé da Leonor e da Quinta de S. João Batista, encerrando com a visita à Reserva da Biosfera – Reserva Natural do Paul do Boquilobo.

Sucede-se a Oficina da Natureza que decorrerá no Paul do Boquilobo e no Auditório do Museu Agrícola dos Riachos, em articulação com o encontro de turismo de natureza, organizado pelo Município de Torres Novas.

Propõem-se complementar com atividades práticas com vista à ativação de produtos de turismo de natureza, Walking, Cycling e BirdWatching.  A abertura deste evento começa com a Oficina Turismo Natureza com vista a estruturar os produtos de Turismo Natureza, o Turismo de Bem-Estar e Formação de animadores/intérpretes do Paul do Boquilobo. O programa para o segundo dia incide em oficinas de Walking, Cycling, BirdWatching e Bem-Estar na Natureza.

A Oficina da Tradição e da Modernidade assume o desfecho destes eventos “Da Serra ao Rio” com três dias de animação territorial em diversos pontos de interesse, isto é, Torres Novas, Lapas, Moinhos da Pena, Brogueira e Riachos, iniciando-se a Oficina de Tradição, associada ao Turismo Cultural, com diversos moderadores e acompanhada de uma degustação de produtos locais.

No penúltimo dia seguem-se oficinas de interesse cultural e de valorização turística, como por exemplo oficina de pão em forno a lenha, de gastronomia do mundo rural, atividades de bem-estar nos Moinhos da Pena, degustação de vinhos nas Grutas das Lapas comentada por enólogo e um jantar tradicional com contos à volta da fogueira.

O último dia desta iniciativa será direcionado para as oficinas de dança tradicional, música tradicional, teatro e coreografia, terminando com uma degustação de produtos tradicionais. 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome