Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Agosto 5, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar/Autárquicas | CDU quer eleger pelo menos dois vereadores

Para as eleições autárquicas de 1 de outubro, a CDU de Tomar aponta como objetivo eleger pelo menos dois vereadores, revelou o atual único vereador na autarquia nabantina, Bruno Graça, numa sessão de apresentação do programa eleitoral realizada no dia 24 na biblioteca municipal.

- Publicidade -

Estava anunciada também a apresentação dos candidatos e do mandatário, mas ficou a saber-se que tal irá ter lugar numa conferência de imprensa a realizar em julho.

“Trabalho, honestidade e competência”, “confiança numa vida melhor” são os slogans da CDU para estas eleições e que serviram de mote para a série de intervenções.

- Publicidade -

O atual vereador e cabeça de lista, Bruno Graça, leu um texto de oito páginas que resume as linhas programáticas da CDU.

Começou por fazer um balanço da sua atividade na Câmara onde, através de um acordo com o PS, tem responsabilidades nos setores de higiene e limpeza, cemitérios, saúde, jardins e mercado municipal.

Numa intervenção pontuada por algumas críticas ao seu parceiro de gestão municipal, o PS, Bruno Graça destacou “o reconhecimento da importância da presença da CDU nos órgãos autárquicos”. Elencou exaustivamente as obras realizadas, as decisões tomadas, os equipamentos adquiridos e o reforço de pessoal nas suas áreas.

Para Bruno Graça “a presença da CDU no Executivo Municipal foi fundamental nestes quatro anos”. Por isso considera “essencial” o reforço dessa presença, apelando aos eleitores que deem “mais força” à CDU.

Depois de apresentar um diagnóstico negativo da atual situação do concelho em que se verifica “uma evolução negativa e persistente da sua demografia”, o autarca da CDU apontou o desenvolvimento económico como uma aposta essencial. Neste ponto define como objetivo “a criação de condições que permitam a instalação e o desenvolvimento do aparelho produtivo no concelho” para “criar emprego, atrair e fixar novos habitantes”.

Bruno Graça defende a “qualificação dos serviços públicos prestados aos cidadãos do concelho” da responsabilidade dos poderes central e local. E por fim afirma ser essencial a “reorganização e modernização dos serviços do município”.

Bruno Graça “carregou a Câmara às costas”

Na sessão do dia 24, Paulo Macedo, candidato à Assembleia Municipal, apresentou o programa que pretende implementar neste órgão deliberativo, idêntico ao das eleições de 2013.

Interveio a seguir, o atual Presidente da Junta de Paialvo e recandidato. Luís Antunes lembrou que a CDU lidera a Junta há mais de 20 anos sempre seguindo o princípio de defender os interesses da população, ouvindo-a nas suas críticas e sugestões, tal como as minorias.

O atual autarca de Paialvo desmascarou algumas promessas que o PS fez em anteriores eleições e que não cumpriu. Criticou o boletim da Câmara, que considerou “de propaganda”.

Anabela Mota, candidata da CDU à Junta Urbana, também teceu críticas à atual gestão socialista na Junta, defendeu mais transparência na Câmara e na Junta e apontou como objetivo “conseguir mais eleitos”.

O deputado António Filipe e Francisco Madeira Lopes, ex-deputado do partido ecologista Os Verdes, vereador na Câmara de Santarém e candidato à Assembleia Municipal neste concelho, fizeram intervenções mais genéricas onde reforçaram as lutas da CDU na defesa dos trabalhadores e da descentralização.

António Filipe considerou “notável” o resultado da CDU em Tomar há quatro anos e elogiou o trabalho do vereador Bruno Graça que, muitas vezes sozinho, “carregou a Câmara às costas”. Pelo trabalho demonstrado, afirma que a CDU merece um reforço na votação.

 

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome