Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | V Mostra do Grão de Bico encheu Salão Paroquial de Carrazede (c/vídeo)

O Salão Paroquial de Carrezede, na freguesia de Paialvo, em Tomar foi pequeno demais para todos os que quiseram participar na V Mostra Gastronómica do Grão de Bico, organizada neste domingo, 12 de novembro, pelo Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Peralva. O evento foi animado pela tarde fora com mais um Encontro de Tocadores de Instrumentos Tradicionais, de entre os quais destacamos a alegria do grupo de gaiteiros “Os Patos Bravos” de Tomar.

- Publicidade -

No evento foram servidos mais de 20 pratos diferentes, confeccionados por restaurantes tomarenses e cozinheiras amigas do grupo, tendo como base o grão de bico, não faltando ainda uma panóplia de doces. No exterior do Salão Paroquial, destaque ainda para o Mercado de São Martinho que apresentou o melhor da tradição com a exposição e venda de artesanato, cestaria, mel, passas, nozes, hortícolas, entre outros atrativos.

No evento foram servidos mais de 20 pratos diferentes, confecionados por restaurantes tomarenses, e cozinheiras amigas do grupo, tendo como base o grão de bico. Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

Nuno Fonseca, presidente da direcção do Rancho Folclórico “Os Camponeses da Peralva” disse ao mediotejo.net que esta é apenas uma das muitas iniciativas organizadas pelo rancho ao longo de todo o ano. “Temos cerca de 16 restaurantes e 24 pratos diferentes de grão, sendo que o evento conta com o apoio da câmara municipal e da junta de freguesia”, refere. Segundo a organização, um dos objectivos passa por valorizar um produto que era endógeno na Peralva e que era parte integrante da dieta das pessoas da terra. “Era também um produto importante para a economia local, sendo que o grão de bico da Peralva era levado para uma casa de Lisboa”, explicou.

Salão Paroquial de Carrazede encheu por completo graças a esta iniciativa Foto: mediotejo.net

Nuno Fonseca refere que a mostra gastronómica serve ainda para angariar alguns fundos para o Rancho que engloba cerca de 40 elementos, de todas as idades, nomeadamente para apoiar as obras que foram realizadas na sede. O orçamento anual do Rancho é 42 mil euros pelo que temos que organizar muitas iniciativas para angariar esse dinheiro”, explicou.

Amâncio Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Paialvo, considera que este tipo de iniciativas é muito importante para a dinâmica da freguesia Foto: mediotejo.net

Amâncio Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Paialvo, considera que este tipo de eventos é muito importante para dinamizar a vida cultural da comunidade, ajudando a trazer mais pessoas à freguesia. “Estas iniciativas devem ser apoiadas sendo que a junta vai começar a distribuir subsídios às colectividades consoante o número de eventos que estas dinamizam. Ou seja, quantos mais eventos fizerem maior será o valor do subsídio a receber”, explica.

Tomar / Mostra Gastronómica do Grão de Bico em Carrazede, Paialvo

Publicado por mediotejo.net em Domingo, 12 de Novembro de 2017

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here