O União FCI Tomar anunciou que vai ostentar a Bandeira da Ética, uma certificação e promoção dos valores éticos no desporto, referindo ser “motivo de grande orgulho e satisfação poder ser uma referência para o significado de ética no desporto, demonstrando as boas práticas que se têm no clube”. A certificação foi emitida a 17 de junho e é válida até junho de 2022.
A Bandeira da Ética é implementada e operacionalizada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.) através do Plano Nacional da Ética no Desporto (PNED).
“Agradecemos a todos os intervenientes neste processo por todo o esforço, empenho e dedicação que foi aplicado ao longo desta caminhada”, refere o clube.
Assenta ainda numa “plataforma tecnológica que viabiliza duas principais funcionalidades a submissão de candidaturas à certificação, que se refere ao próprio processo de obtenção da acreditação, o repositório de boas práticas de ética e valores no desporto, onde são arquivados um conjunto de recursos de excelência, disponíveis para consulta por parte da comunidade da Bandeira da Ética”, pode ler-se no portal da iniciativa.
Atualmente o IPDJ conta com 126 certificações emitidas da Bandeira da Ética e conta com 1067 entidades registadas na sua comunidade.