Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sexta-feira, Julho 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar celebra tradição e abre Feira de Santa Iria

A Feira de Santa Iria começou ontem em Tomar, prolongando-se até 26 de outubro. Destaque na edição deste ano para o espaço que volta a ser destinado aos produtores locais de vinho, mel e azeite, frente ao Convento de S. Francisco. O certame volta assim a ser uma mostra do melhor que se produz no concelho, em que se incluem igualmente os frutos secos, integrados na Feira das Passas, situada no mesmo espaço do ano passado, ao lado do Tribunal.

- Publicidade -

IRIA3Certame com grande peso na tradição local, e que atrai gente oriunda não só do concelho mas de toda a região, a Feira evoca a padroeira da cidade, Santa Iria, que a lenda diz ter sido martirizada junto ao Nabão e lançada ao rio.

A evocação do martírio é um dos momentos mais simbólicos do evento, com centenas de crianças a lançarem pétalas ao rio, em memória de Iria, num espetáculo marcante de luz e cor. Será no dia 20 de outubro, terça-feira, após a missa em ação de graças, na Igreja de S. Maria dos Olivais, às 10 horas, a que se seguirá a procissão, às 11h00, seguindo pela Praceta Mário Nunes, Rua Manoel de Mattos, Av. Ângela Tamagnini, rotunda Raúl Lopes e Alameda Um de Março, até à Ponte Velha.

- Publicidade -

IRIA5Em relação à Feira, decorrerá de segunda a quinta-feira entre as 15h e as 24 horas; à sexta das 15h à 01h da manhã; ao sábado das 11h à 01h e ao domingo das 11h às 24 horas. Como é também habitual, decorrerá no Convento de S. Francisco a exposição de trabalhos escolares sobre Santa Iria.

IRIA4O programa de animação, a decorrer no claustro do Convento de S. Francisco, será o seguinte:

Sábado, 17, 17h00 – Banda da Pedreira; 18h00 – Banda “Liberalitas Julia” de Évora; 21h30 – Rancho de Alviobeira

Domingo, 18, 17h00 – Banda Payalvense Manoel de Mattos; 21h00 – Rancho de Carregueiros; 22h00 – Grupo de Cantares Templários

Segunda, 19, 20h30 – Grupo de Cantares Populares “Os Nabantinos”

FEIRATerça, 20, 21h30 – Espetáculo 26º Aniversário da Rádio Cidade de Tomar

Quarta, 21, 21h00 – Rancho “Os Camponeses da Peralva”

Quinta, 22, 21h00 – Rancho “Os Camponeses de Minjoelho”

Sexta, 23, 21h30 – Banda Nabantina; 22h30 – Rancho da Linhaceira

Sábado, 24, 21h00 – Grupo de Cantares Pé na Música; 22h00 – Rancho “As Lavadeiras” de Asseiceira

Domingo, 25, 17h00 – Grupo de Cantares d’Pedra & Cal; 21h00 – Rancho “Os Canteiros” da Pedreira

IRIA2Para além dos divertimentos, dos vendedores de produtos diversos, e dos espaços dedicados a entidades e empresas do concelho, não faltarão também as habituais tasquinhas, da responsabilidade de coletividades locais, concentradas também junto do restante espaço da Feira, na Várzea Grande.

 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome