A situação epidemiológica no concelho de Tomar é atualmente “preocupante”, refere o Comando Municipal de Proteção Civil, após reunião semanal nesta segunda-feira, dia 11 de janeiro. Refere-se que “o número de casos diários positivos à covid-19 nas primeiras semanas de janeiro (266) já ultrapassa o número total de infeções detetadas no mês de dezembro (249)”, sendo que este aumento de casos sucede na comunidade.
O Comando Municipal refere existir especial preocupação com “o aumento de casos na comunidade, embora exista também um elevado registo de infeções detetadas em lares e ainda noutras instituições/entidades mas, nestas últimas, em número reduzido e controlado”.
De referir que o posto de Comando Municipal de Proteção Civil de Tomar, instalado no Quartel de Bombeiros de Tomar, mantém o acompanhamento do desenvolvimento da epidemia da doença por coronavírus (covid-19) através da monitorização e vigilância epidemiológica no concelho.
Na mesma reunião, foi referido que “o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) informou que a situação está complicada a nível de recursos e lotação tendo sido aumentado o nível do plano de contingência. Como medidas, pretendem abrir mais uma enfermaria Covid e o Serviço de Ortopedia de Abrantes foi transferido para a Unidade Hospitalar de Tomar”.
De acordo com os dados enviados pela Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo, detetaram-se 213 novos casos de infeção em Tomar na última semana (4 a 10 de janeiro 2021), encontrando-se 203 indivíduos em vigilância ativa.
Desde março de 2020, registou-se no concelho um total de 971 pessoas com testes positivos à covid-19, tendo recuperado da infeção 592 indivíduos.