Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Outubro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Semana Europeia da Mobilidade assinalada com iniciativas diversas

Em Tomar assinala-se a Semana Europeia da Mobilidade, a decorrer de 16 a 22 de setembro, com três iniciativas distintas, entre as quais uma caminhada noturna no dia 18 e a sessão informativa online “Rota da Energia – como reduzir o consumo de energia” no dia 22, das 18h00 às 19h30, na página de Facebook do Município de Tomar. Também no dia 22 as viagens nos Transportes Urbanos de Tomar (TUT) serão gratuitas.

- Publicidade -

No dia 18, a caminhada noturna inserida na Semana Europeia da Mobilidade terá dois percursos, sendo que ambos começam junto ao Pavilhão Municipal Cidade de Tomar e terminam à entrada da Mata Nacional dos Sete Montes.

Os participantes fazem o mesmo percurso até ao parque infantil da mata (2000 metros percorridos) local onde é feita uma pequena paragem, e onde terão acesso a wc e um ponto de água.

- Publicidade -

Neste local os participantes do percurso curto fazem o regresso à entrada da mata, onde terminam.

Já os participantes do percurso longo continuam pela Alameda dos Freixos, onde cumprirão os caminhos da Charolinha e da Cadeira D’ El Rei, terminando também na entrada da Mata.

Entre o material obrigatório consta uma fonte de luz (lanterna de mão ou frontal) c/ pilhas novas, um recipiente individual para levar água e utilização de máscara sempre que não seja possível manter o distanciamento físico.

Também se recomenda o uso de calçado apropriado, roupa confortável, adequada à estação do ano e uso de repelente de insetos.

Esta caminhada tem como objetivo alertar para os benefícios que a atividade física regular tem na saúde de todos, mas também “alertar/consciencializar para adotarmos meios de transporte mais sustentáveis e tirar vantagens com isso; promover a Mata Nacional dos Sete Montes e mostrar toda a sua riqueza e experienciar este local mágico de outra forma, neste caso sem luz natural; dar a conhecer o Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tomar e a sua atividade”.

No dia 22, quem optar por viajar nos TUT pela cidade de Tomar, não terá de pagar ingresso, uma vez que as viagens são gratuitas neste dia a assinalar a Semana da Mobilidade.

Por fim, a sessão online “Rota da Energia – como reduzir o consumo de energia”, no dia 22, será transmitida na página de Facebook do Município de Tomar, das 18h00 às 19h30.

“Terá uma parte introdutória onde são apresentadas as consequências das alterações climáticas e a caraterização energética do município. Seguidamente, serão abordados os temas da fatura de energia elétrica (para baixa tensão normal) e do gás natural, a etiqueta energética, o certificado energético para habitação e a classificação hídrica (AQUA+), com o intuito de munir os participantes das ferramentas necessárias para reduzir os custos com a fatura de energia. Por último, serão apresentadas medidas de eficiência energética comportamentais e com investimento”, refere a autarquia.

O programa Rota da Energia foi desenvolvido pela ADENE, através do CINERGIA, “para responder ao desafio das alterações climáticas”, já que “pretende espelhar o empenho de Portugal com o cumprimento dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu, para uma Europa mais verde e descarbonizada e uma transição climática justa”.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome